Na próxima segunda-feira (21) acontece na Praça Barão de Araras, das 8h ás 16h um Plebiscito, onde a população poderá expor sua opinião a respeito do fim do imposto sindical, esta é uma iniciativa da CUT (Central Única dos Trabalhadores) que teve início no dia 26 de março deste ano. A organização do evento na segunda-feira fica por conta da Subsede CUT Campinas e uma equipe do vereador Valdemir Gomes (Mami – PT).
A contribuição sindical hoje é obrigatória a todos os trabalhadores formais (com carteira assinada). O trabalhador sendo ou não associado a um sindicato, o desconto é feito sempre em março e é equivalente a um dia de trabalho.
Esse valor arrecadado é repassado a várias entidades sindicais do país. O que muitas vezes mantém sindicatos de “fachada” que não representam suas categorias.
A proposta do Plebiscito é a extinção da contribuição sindical obrigatória e propõe a criação de uma contribuição negocial, que seria discutida em assembleia de cada sindicato com os trabalhadores para definir o valor que seria pago.
Sendo assim, contamos com a participação de toda a população neste ato de manutenção da democracia.
Maísa G. Ferreira da Silva/Juliana Levorato Faber
Assessoria