Notícias

Notícias da Câmara



Vereadores visitam projeto Formare da Federal Mogul

Os vereadores Breno Cortella e Eduardo de Moares visitaram a Federal Mogul de Araras na quinta-feira (17), a pedido da própria fábrica de autopeças que fez o convite para todos os edis conhecerem melhor o projeto Formare. Também estiveram presentes na visita assessores e chefes de gabinetes dos demais vereadores e a presidente da Câmara Jovem, Ana Carolina Ferreira Jaime.

Os vereadores foram recepcionados pelo diretor da Federal Mogul, Alejandro Premoli e por toda a equipe responsável pelo projeto. Durante conversa, Alejandro Premoli pediu a colaboração da Câmara na divulgação do Formare em Araras, pois embora o projeto ajude muitos jovens carentes da cidade, ainda existe certa resistência por parte dos empresários e também das escolas.

Segundo o diretor, a intenção é implantar o projeto em outras empresas de Araras e incentivar a colocação dos jovens formados pelo Formare no mercado de trabalho. Mas para o projeto ter ainda mais sucesso é preciso a colaboração das escolas, já que muitas não liberam a divulgação da oportunidade para os jovens e poucas disponibilizam vagas no período noturno.

Os vereadores colocaram-se disponíveis, assim como toda a Câmara Municipal, para ajudar a Federal Mogul de Araras na expansão desse importante projeto social, que todo ano capacita inúmeros jovens para o mercado de trabalho. Em breve será feita uma reunião com empresários e a direção das escolas de Araras para mais esclarecimentos e uma visita também será agendada na fábrica para a Câmara Jovem e a Câmara da Terceira Idade

Formare

O Formare é um projeto da Fundação Iochpe que, a partir de parcerias com empresas de grande e médio porte, oferece cursos de educação profissional para jovens de famílias de baixa renda com idades de 16 a 18 anos.

Os cursos proporcionam a oportunidade de formação inicial para o mercado de trabalho e têm a duração de aproximadamente um ano. As aulas são ministradas pelos próprios funcionários nas instalações da empresa. Em Araras, as aulas acontecem das 8h às 16h.

Os jovens capacitados pelos cursos recebem certificado reconhecido pelo MEC emitido por instituição federal de ensino tecnológico, a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

O Formare está presente em 12 Estados do Brasil e este ano completa 24 anos de história. Mas foi apenas em 2001, quando formatou um modelo adaptável a diversos ambientes empresariais, que o processo de expansão teve início. O projeto conta 55 empresas parceiras, envolve 86 escolas, 6.700 educadores voluntários e forma 1.720 jovens por ano.  

 

Aryana Storoli

Assessoria de Imprensa / CMA

 

Foto 1

Legenda: Após conhecer o projeto, vereadores conheceram o processo de fabricação das peças da Federal Mogul.  

Foto 2 e 3  

Legenda: Vereadores durante conversa com o diretor da Federal e equipe.

Foto 4

Legenda: Vereadores visitaram sala de aula do projeto Formare.

Foto 5

Legenda: Vereadores com jovens da 4ª Turma do projeto Formare.

 

Créditos: Aryana Storoli / CMA 

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos




Publicado em: 18/05/2012 15:58:00

Publicado por: Imprensa