A deputada estadual Rita Passos, autora da lei que instituiu a Semana Estadual da Adoção, abriu a 1ª Semana Municipal de Adoção em Araras, que ocorreu na manhã desta segunda-feira no Plenário “Bruno Moysés Batistela”, na Câmara Municipal. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social, acontece até a próxima sexta-feira com programação repleta de palestras e debates sobre o tema adoção e os direitos da criança e do adolescente em Araras.
Além da deputada, que palestrou sobre a causa, a mesa diretora dos trabalhos desta manhã foi composta pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla, o presidente da Câmara, vereador Irineu Norival Maretto, o secretário municipal de Ação e Inclusão Social, José Olavo Paganotti e o vereador Eduardo de Moraes, autor da lei nº 4.494, de 9 de abril de 2012, que instituiu a Semana Municipal de Adoção.
Presentes também vereadores da Casa, secretários municipais, presidentes de autarquias, representantes de associações, organizações e conselhos da área, como Grupo Acolhe, Comdicar (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Lar Nova Vida, Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Centro Educacional Romana Ometto, assistentes sociais, psicólogas e convidados.
O vereador Eduardo de Moraes espera que esta Semana da Adoção seja o início de uma transformação no cotidiano dos ararenses. “É necessário todo um preparo para que este ato de amor cumpra realmente sua finalidade, que é dar oportunidade a uma criança, um adolescente, ao convívio familiar. Gostaria que durante esta semana refletíssemos também sobre a pobreza que separa filhos de seus verdadeiros pais. A falta de perspectiva, a ausência de recursos materiais que ocasiona desestruturação familiar, graves problemas de saúde e até violência no lar, obrigando, muitas vezes, pais encaminharem filhos para os abrigos, e em casos mais graves, a intervenção dos órgãos que zelam pelo cumprimento dos direitos das crianças e jovens, conduzindo-os aos abrigos por se encontrarem em situação de abandono. Também quero ressaltar o compromisso de cada um de nós em desempenhar o seu papel na recuperação da alegria de viver e anseio de vencer destas crianças e jovens. Agradeço a presença da deputada Rita Passos que prontamente aceitos nosso convite para participar deste importante momento da história da nossa cidade”, relatou o vereador.
A deputada estadual Rita Passos vê essa lei municipal de forma muito positiva, pois torna a cidade mais comprometida com a causa. “Essa Semana da Adoção é realizada justamente para tornar o trabalho de adoção mais eficaz. Hoje sabemos que 92% das crianças a serem adotadas tem mais de 6 anos, 77% dos pais candidatos a adoção querem crianças com menos de 3 anos e só 8% dessas crianças são menores de 3 anos. E ainda, 88% dos casais evitam adotar crianças com mais irmãos”, declarou a deputada. Segundo ela, para sanar tais dúvidas, foi desenvolvida, em parceria com a OAB, uma cartilha com 144 perguntas e respostas sobre o tema adoção.
O prefeito Nelson Dimas Brambilla agradeceu a deputada por essa iniciativa e também por emendas obtidas em benefício ao município, como ocorreu no caso da praça do Jardim Rosana, inaugurada recentemente. “Pela primeira vez o poder público se reúne para tratar do assunto, que merece uma discussão profunda. Acredito que essa semana e a presença da deputada Rita Passos muitos conhecimentos nos trará sobre o tema adoção”, declarou o prefeito.
A realização da Semana da Adoção conta com o apoio do Fórum de Araras, Comdicar, Câmara Municipal, Centro Social e Educacional Romana Ometto e Lar Nova Vida de Araras. A iniciativa tem por finalidade despertar a reflexão e a conscientização sobre o tema, com a realização de palestras, debates e semanários envolvendo a sociedade ararense.
Confira a programação dos próximos dias da 1ª Semana Municipal de Adoção
Dia 22 – Terça
19h - Mesa redonda: “Trabalho com a rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente com foco na adoção”
Participantes: Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicar), Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araras e Centro de Saúde Mental “Agnaldo Bianchini”)
Local: Unar - Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson” (Salão Nobrinho)
Dia 23 - Quarta
19h – Tema “Retrato das instituições de acolhimento do município e abordagem psicológica da adoção”
Participantes: Centro Social e Educacional Romana Ometto e Lar Nova Vida de Araras
Local: Unar - Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson” (Salão Nobrinho)
Dia 24 - Quinta
19h - Tema: “Família e os aspectos de pré e pós-adoção”
Participantes: Frank Mellone (Grupos Acolhe/Araras e Adote/Rio Claro) e psicóloga Ana Lúcia Garbuio Marçola
Local: Unar - Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson” (Salão Nobrinho)
Dia 25 - Sexta
19h - Tema: “Aspectos sociais e jurídicos do processo de adoção”
Participantes: Senador Eduardo Suplicy: tema "Política Nacional de Adoção e a Renda Básica de Cidadania, Dr. José Tadeu Lopes de Oliveira (juiz da Vara da Infância e Juventude de Araras), Dr. Marco Antônio G. Xavier de Freitas (promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Araras) e integrantes do Serviço Social do Fórum de Araras
Local: Unar - Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson” (Salão Nobrinho)
Renata Pinarelli
Diretora de Comunicação & Cerimonia