Com a presença dos vereadores Léo Gurnhak e Valdemir Gomes-Mami, a Administração Municipal apresentou na noite de ontem o progama Projovem Urbano, do Governo Federal, desenvolvido em Araras por meio de parceria com a Prefeitura. O vereador Léo Gurnhak discursou em nome da Câmara Municipal e foi, inclusive, um dos incentivadores e trabalhadores da implantação do programa na cidade, na época em que foi secretário municipal de Educação.
A iniciativa tem como finalidade principal a formação integral e a inclusão social de jovens, por meio da conclusão do ensino fundamental, da qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.
Além de certificar os alunos com ensino fundamental, o Projovem proporciona ainda qualificação profissional inicial nas áreas de telemática, construção e reparos (instalação) e administração.
O projeto é desenvolvido nas Emefs “Antonia Marques Dahmen”, “Professor Francisco Salles Nogueira” e “Padre Hercílio Bertolini” para ararenses com idade entre 18 e 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental.
Segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Educação, 405 alunos estão matriculados no programa em Araras.
O curso mais procurado foi o de administração com 147 alunos, seguido pelo de telemática com 138, e construção e reparos com 120 candidatos.
Como forma de incentivo, cada estudante vai receber bolsa mensal de R$ 100 durante o período em que estiver participando do projeto – o auxílio é condicionado à frequência e à entrega dos trabalhos escolares.
Além disso, o Projovem vai disponibilizar ainda uma sala de apoio com monitores para cuidar do filho dos alunos, durante o período das atividades.
Os estudantes que necessitarem de transporte escolar gratuito deverão solicitar, junto à direção da escola, uma declaração de que estão regularmente matriculados no Projovem.
Com esse documento em mãos, o estudante deverá se dirigir ao Setor de Transporte Escolar, que funciona junto ao polo da UAB, na Alameda Clementino Dalla Costa, ao lado do Ginásio de Esporte "Nelson Rüegger", para retirar o formulário e fazer o Cartão-transporte.
Mais informações sobre o Projovem podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3543-8200.