(Reunião realizada no dia 2 de julho de 2012)
Início: 20h13
Intervalo: 20 minutos
Encerramento: 22h
I. EXPEDIENTE
1ª Parte - GRANDE EXPEDIENTE
1. Requerimento de Íntegra: APROVADO
Vereador Eder Donizeti Muller - (Proc. 136/12) – Transcrição na íntegra da “Palavra Livre” do Vereador Eder Muller na 21ª Sessão Ordinária, ocorrida no dia 25 de junho de 2012.
2. Aprovação automática da Ata da 21ª Sessão Ordinária. APROVADA
3. Projeto de Lei – Executivo Municipal:
(Proc. 138/12) – Dispõe sobre a instituição de diretrizes a serem observadas na elaboração e execução da Lei Orçamentária do Município para o exercício de 2013 e dá outras providências. salienta que as Diretrizes Orçamentárias que compõem o orçamento é de grande importância e assim vem de encontro com a apregoada responsabilidade fiscal defletida da já nominada Lei nesse sentido. Assim, diante das regras vigentes, o planejamento é necessário e fundamental e não pode ser preterido, principalmente diante das responsabilidades e da transparência fiscal que deve povoar toda ação pública de todos e quaisquer administradores públicos. Diante disso toda a programação e metas a serem atingidas por a Administração Municipal durante o próximo exercício financeiro se encontra no presente projeto de lei. Aliado a esta programação deverá ser observado o comportamento da receita municipal, a fim de manter o equilíbrio fiscal pregado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Observa-se que o conteúdo do projeto apresenta a execução de programas em diferentes áreas, visando o bem estar final de todos os munícipes ararenses. Esta Lei estabelece as diretrizes gerais que nortearão a elaboração do orçamento de Araras para o exercício financeiro do próximo ano. A proposta orçamentária atenderá a um processo de planejamento permanente, à descentralização, à participação comunitária e conterá o orçamento fiscal referente aos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, seus fundos e entidades da Administração Indireta, além da seguridade social, abrangendo todas as entidades de saúde, previdência e assistência social. Cabe ao Legislativo, além das Autarquias e Fundos Municipais, encaminhar ao Executivo sua proposta orçamentária até o dia 30 de agosto, e com limites estabelecidos de conformidade com a Emenda Constitucional nº 25/2000, quando se tratar do Poder Legislativo e dentro das previsões de suas receitas estimadas quando se tratar de Autarquias e Fundos Municipais. A Lei Orçamentária dispensará, na fixação da despesa e na estimativa da receita, atenção aos princípios de prioridade de investimentos nas áreas sociais, austeridade na gestão dos recursos públicos, modernização na ação governamental e princípio do equilíbrio orçamentário, tanto na previsão como na execução orçamentária. Para atender o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal, o Poder Executivo se incumbirá de estabelecer programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso e publicar até 30 dias após o encerramento do bimestre, relatório resumido da execução orçamentária, verificando o alcance das metas, e se não atingidas deverá realizar cortes de dotação da Prefeitura. Na elaboração da proposta orçamentária serão atendidos preferencialmente os projetos e atividades constantes nas Metas e Prioridades do Plano Plurianual para o exercício de 2013 podendo na medida das necessidades, serem elencados novos programas, desde que financiados com recursos próprios ou de outras esferas do governo.
4. Requerimento: APROVADO
Vereador Derci Agemir Tófolo – (Proc. 137/12) – Informações sobre implantação de calçadinha, pela Prefeitura, na avenida Presidente Café Filho – Conjunto Habitacional Dr. Narciso Gomes.
5. Moções:
Vereador Irineu Norival Maretto – (Proc. 623/12) – Congratulações ao 1º Sargento PM Ted Cássio de Camargo pelo Título de “Bombeiro do Ano”. Ao 1º Sargento PM Ted Cássio de Camargo pelo Título de “Bombeiro do Ano” - É com imenso respeito e profundo reconhecimento que a Câmara Municipal de Araras confere esta Moção de Congratulações, com a qual outorga oficialmente ao 1º Sargento PM Ted Cássio de Camargoo Título de “Bombeiro do Ano” em 2012. Esta é uma tradicional honraria e, sem dúvida, uma das mais justas homenagens conferidas pelo Poder Legislativo Municipal Ararense a um integrante do Corpo de Bombeiros, em data próxima ao Dia do Bombeiro, comemorado anualmente no dia 2 de julho. A indicação do 1º Sargento PM Ted Cássio de Camargo para a homenagem deste ano é justificada pelo fato de ele ter se destacado durante o ano perante seus companheiros de farda, na execução de suas tarefas, sem medir esforços para alcançar um serviço profícuo e de qualidade em prol da comunidade ararense. O Sargento Ted tem se destacado na execução de serviços de resgate com atendimento de vítimas que se envolveram em acidentes de trânsito no município de Araras. Também fez parte das guarnições de incêndio no atendimento de sinistros e efetuou captura de animais agressivos ou que estavam em situação de risco. Atualmente desempenha suas funções com dedicação, esforço e esmero no setor operacional, fazendo parte da Prontidão Verde, onde prima pela execução da missão que lhe foi outorgada. Onde quer que surjam ameaças à vida, lá estão os bombeiros, dispondo de toda a disciplina, preparo físico e técnicas para que, mesmo sob fortes emoções, consigam tomar as decisões certas, na medida e com a intensidade que as circunstâncias exigem. Assim, no momento em que presta homenagem ao Soldado 1º Sargento PM Ted Cássio de Camargo, o Poder Legislativo de Araras a faz, estendendo-a a todos os homens e mulheres, que com muita honra se orgulham de servir o seu próximo.
Vereador José Roberto Rimério – (Prot. 622/12) – Pesar pelo falecimento de Augustinho Bedo.
Vereador Léo Teodoro Gurnhak – (Prot. 629/12) – Pesar pelo falecimento do Sr. Jaime Paganotti.
Vereadora Magda Regina Carbonero Celidório – (Prot. 628/12) – Pesar pelo falecimento do Dr. Humberto Rodrigues Júnior.
6. Indicações:
Vereador Derci Agemir Tófolo – (Prot. 634/12) – Disponibilizar equipamentos de proteção individual para os funcionários púbicos que realizam suas atividades na zona rural.
Vereador Eder Donizeti Muller – (Prot. 624/12) – Realização de auditoria nos últimos 5 (cinco) anos da ARAPREV.
Vereador José Roberto Rimério – (Prot. 625/12) – Iluminação na praça Coronel Justiniano.
Vereador Léo Teodoro Gurnhak – (Prot. 630/12) – Criação de programa de controle de frequência eletrônica para as escolas do município. (Prot. 631/12) – Colocação de lixeiras reforçadas na frente das escolas do Município. (Prot. 632/12) – Inserção de pão integral duas vezes por semana na merenda escolar. (Prot. 633/12) – Recapeamento asfáltico de trecho da Avenida Dona Renata próximo ao Hipermercado Tiradentes.
7. Ofícios recebidos do Executivo nºs.: 195, 196 e 197/2012.
8. Ofícios recebidos diversos: Ministério da Saúde e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
9. Entrega de Moção de Congratulações pelo Título de "Bombeiro do Ano", instituído pelo Decreto Legislativo nº 15/2003, ao 1º Sargento PM Ted Cássio de Camargo.
2ª Parte - TRIBUNA LIVRE
Não houve inscritos
3ª Parte - PALAVRA LIVRE
Uso da palavra pelos Vereadores.
1. Projeto de Lei – Legislativo Municipal:
Vereador Breno Zanoni Cortella - (Proc. 66/12) – Dispõe sobre a instalação de painéis opacos e divisórias para atendimento de clientes das agências bancárias no município de Araras. Emenda fls. 53
(VOTAÇÃO SIMBÓLICA – MAIORIA SIMPLES) PEDIDO DE ADIAMENTO PELO VEREADOR EDUARDO DE MORAES APROVADO POR UNANIMIDADE
A propositura visa atender clientes e usuários de bancos que utilizam os serviços de saque e pagamento de contas, que se veem diariamente constrangidos visto que o atual sistema não os protege. A medida atende ao princípio de proteção ao consumidor, e visa separar as áreas de atendimento onde são feitas movimentações em dinheiro (espécie) garantindo mais segurança ao cliente. Com a propositura, acredita-se que o mecanismo deverá dificultar a ação de criminosos conhecida como “saidinha de banco”. É certo que o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo já decidiu pela legalidade e constitucionalidade desse tipo de lei municipal, inclusive de iniciativa de vereador.
2. Projeto de Decreto Legislativo:
Vereador Léo Teodoro Gurnhak – (Proc. 130/12) – Outorga o Título de Cidadã Ararense à Irmã Wilma do Carmo Antonelli.
(VOTAÇÃO SECRETA – 2/3 APROVAÇÃO) APROVADO
Wilma do Carmo Antonelli, filha de Hermínio José Antonelli e Maria Canciani Antonelli, nasceu no dia 17 de maio de 1937 na cidade de Rio das Pedras, cresceu na antiga cidade de Carioba e depois se mudou para Americana. De família simples e muito cristã, aprendeu com os pais o amor pela vida religiosa. Foi tecelã por dois anos, e aos dezessete anos conheceu as Irmãs Salesianas de Araras, e decidiu entrar para a vida religiosa.A Irmã Wilma já completou cinquenta e quatro anos de profissão religiosa, onde os dois primeiros anos de formação foram em Araras, depois foi tabalhar no Vale do Paraíba. Porém em 1982 retornou para Araras e foi trabalhar no INSA (Instituto Nossa Senhora Auxiliadora) como coordenadora das 7ª e 8ª série, além de se dedicar a outras atividades e trabalhos manuais.Aos domingos a Irmã Wilma ministrava aulas de catequese no Jardim Piratininga nas dependências da OSAF (Obra Salesiana de Apoio Fraterno), e assim pode se dedicar mais ao trabalho apóstolico na Capela Santo Antônio, ajudando na organização e construção do salão comunitário. Durante muitos anos a Irmã Wilma foi a organizadora de todas as ações da catequese na OSAF, quando a comunidade de Santo Antônio ainda estava em fase de formação. Em 1999 retornou para Americana para cuidar de seus pais, que vieram a falecer no ano de 2008. Nesta época a Irmã Wilma volta à Araras, para continuar seu trabalho na OSAF e na comunidade Santo Antonio.A Irmã Wilma é muito conhecida por seu trabalho de visitas aos doentes, levando a comunhão e conforto as famílias e trambém nos grupos de rua onde são feitas as orações e novenas semanalmente. Além de acompanhar um grupo de voluntárias que se reúne fielmente na OSAF desde os tempos da Irmã Diva Patarra. Enfim, entre os trabalhos no INSA, OSAF e Comunidade Santo Antônio, são vinte e dois anos de dedicação e doação a cidade de Araras, na qual a Irmã Wilma tem em seu coração como sua cidade, desde o início de sua consagração à Deus.
3. Requerimento. APROVADO
III. EXPLICAÇÕES PESSOAIS
Uso da palavra pelos Vereadores.
• próxima Sessão Ordinária – 10 de julho de 2012 (terça-feira), às 20 horas.