(Reunião realizada no dia 17 de setembro de 2012)
Início: 20h00
Intervalo: - Não houve
Encerramento: 21h30
I. EXPEDIENTE
1ª Parte - GRANDE EXPEDIENTE
1. Aprovação automática da Ata da 33ª Sessão Ordinária. APROVADO
2. Projetos de Lei – Legislativo Municipal:
Vereador Breno Zanoni Cortella – (Proc. 164/12) – Denomina de “Rua Abramo Baraldi (Nilo)”, via pública projetada como rua 03, do Jardim Campos Verdes. Brasileiro, filho de italianos que migraram pra o Brasil no final do século XIX e se estabeleceram em Araras. Trabalhou por muitos anos na Nestlé e na indústria de móveis Colombini, contribuindo para o início das atividades industriais em nosso município. Era chamado carinhosamente de Nilo, pessoa generosa, muito amável e sempre disposta a ajudar. Se aposentou em outubro de 1980 e faleceu em 24 de julho de 1981.
Vereador José Roberto Rimério – (Proc. 162/12) – Denomina de “Praça Gabriel Rasxid”, próprio público municipal conhecida como Sistema de Lazer 4, do Conjunto Habitacional Warley Colombini. O homengeado nasceu em 22 de julho de 1936, em Uberada, perpetuou por sua vida na cidade onde trabalho e constituiu família com Maria Helena, união essa que gerou 5 filhos. A paixão pelo esporte também era ouro atributo e organizada seu próprio time: Rasxid Futebol Clube, formado por familiares e amigos. Graduadi em 1972 pela Faculdade de Direito do Espírito Santo do Pinhal, chegou a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil. Faleceu em 22 de maio de 2008, deixando saudades e exemplo de homem íntegro, honesto e um pai de família exemplar.
Vereador Marcelo Coelho Fachini – (Proc. 163/12) – Denomina de Rua Benedito Chiari, via pública municipal conhecida como rua 07, do Jardim Campos Verdes. Nascido em 1910 em Araras, sempre se dedicou a atividades na zona rural. Foi carroceiro na Fazenda Montevideo, lavrador na Fazenda São Beto, cocheiro na Fazenda Nova Granada, e na atividade da agroindústria trabalhou no setor de moagem da Usina São João. Ao longo de sua vida também trabalhou nas olarias Romanzini, Krepschi e Pessoto. Faleceu em 13 de maio de 1956 aos 46 anos deixando 4 filhos do primeiro casamento e 3 do segundo casamento.
3. Requerimento: RETIRADO
Vereador Irineu Norival Maretto – (Proc. 165/12) – Convocação de sessão secreta para votação de proposta para outorga de Títulos de Cidadão Ararense.
4. Moção:
Vereador Breno Zanoni Cortella – (Prot. 849/12) – Pesar pelo falecimento de Antonio Gonçalves de Souza.
5. Indicações:
Vereador Breno Zanoni Cortella – (Prot. 850/12) – Melhorias na sinalização da estrada municipal no Núcleo Rural Caio Prado. (Prot. 852/12) – Providências para limpeza de terreno público na avenida Presidente Café Filho. (Prot. 853/12) – Melhorias no coletor de águas pluviais na avenida Presidente Café Filho.
Vereador Valdemir Gomes – (Prot. 855/12) – Sugiro a aquisição de uma máquina para tosar os animais e lâminas para o Canil Municipal. (Prot. 858/12) – Reparo no bueiro da rua Eduardo Volk em frente ao número 1578 no José Ometto II. (Prot. 859/12) – Limpeza de terreno da Prefeitura na rua Anderson Bordim com a rua Osvaldo Busolin no Dist. Industrial.
6. Ofício recebido do Executivo nº.: 275/12.
7. Ofícios recebidos diversos: Câmara dos Deputados (3).
8. Balancete: CM – Agosto/2012.
2ª Parte - TRIBUNA LIVRE
Orador: Erik Metzker Martins
Assunto: Saúde Pública
3ª Parte - PALAVRA LIVRE
Uso da palavra pelos Vereadores.
II. ORDEM DO DIA
1. Projetos de Lei – Legislativo Municipal:
Vereador Derci Agemir Tófolo – (Proc. 161/12) – Denomina de “Noely Aparecida Apolari Fornaro” a via conhecida como rua 09 do loteamento Jardim Campos Verdes. (VOTAÇÃO SIMBÓLICA – MAIORIA SIMPLES) APROVADO
A denominação visa prestar homenagem a esta cidadã de Araras, cuja existência foi marcada pela honestidade e solicitude. Nasceu em Araras em 8 de abril de 1948, filha de Sebastião Apolari e Maria Barbosa Apolari. Casou-se com Jurandir Fornaro, teve dois filhos e sempre morou no Caio Prado, trabalhando nas obras da Igreja do bairro. Devota de fé inabalável, disseminou valores cristãos, acalentou os corações daqueles que conviviam ao seu redor, proporcionando esperança e alegria aos que passavam por infortúnios aparentemente irreversíveis.
Vereador José Roberto Rimério – (Proc. 158/12) – Denomina de “Rua Alfredo da Silva – Alfredão”, via pública conhecida como rua 4, do Jardim Campos Verdes. (VOTAÇÃO SIMBÓLICA – MAIORIA SIMPLES) APROVADO
O homenageado nasceu em 8 de fevereiro de 1918 em Rio Claro, mas logo fincou suas raízes em Araras, trabalhando por muitos anos na Construtora Ararense. Desde a fudançao ate sua aposentadoria dedicou-se na Empresa Civemasa, hoje a Civesa. Alfredão, como era carinhosamente chamado, dedicou-se também ao esporte, defendendo o Comercial Futebol Clube e a Associação Atlética Ararense. Faleceu em 13 de setembro de 2008, aos 90 anos, deixando 10 filhos, 12 netos e 23 bisnetos.
Vereador Léo Teodoro Gurnhak – (Proc. 149/12) – Estabelece diretrizes para a Política Municipal de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, e dá outras providências. (VOTAÇÃO SIMBÓLICA – MAIORIA SIMPLES) APROVADO
Em 1993, a Conferência das Nações Unidas Sobre Direitos Humanos, reconheceu formalmente a violência contra as mulheres como uma violação dos direitos humanos e admitiu a necessidade de se acabar com isso. Diversas pesquisas realizadas no mundo todo confirmam que dependendo de cada sociedade, de 10% a 50% da população feminina já relatou terem sido espancadas ou maltratadas fisicamente por seus parceiros. Apesar de constituir crime e ser reprovado publicamente, trata-se de um comportamento comum. Com este projeto de lei, o propósito é estimular e facilitar denúncias nesses tipos de agressão, assim como criar uma rede social que iniba a violência e cuide de suas vítimas.
III. EXPLICAÇÕES PESSOAIS
Uso da palavra pelos Vereadores.
• próxima Sessão Ordinária – 24 de setembro de 2012, às 20 horas.