O presidente da Câmara Municipal de Araras, Irineu Norival Maretto (PSD) e os vereadores Breno Cortella (PT) e Valdemir Gomes-Mami (PT) estiveram na manhã desta quarta-feira (31), na represa João Ometto Sobrinho, conhecida como “Água Boa”, para a realização do segundo plantio de mudas de árvores do Programa Carbono Zero. Cerca de 100 mudas de espécies nativas e frutíferas foram fornecidas pela empresa ambiental Plannus Incorporadora e plantadas por 60 alunos do 6º ano da EMEF “Joel Job Fachini”.
O programa é de autoria do vereador Breno Cortella e foi criado através da resolução nº 10 de 11 de agosto de 2009 com objetivo de neutralizar as emissões de gás carbônico gerados pela Câmara Municipal de Araras.
Segundo Cortella, essa medida é decisiva para garantir um meio ambiente sustentável. “Fico muito feliz pela realização desse segundo plantio, pois é importante que o Legislativo continue dando exemplo para a sociedade na neutralização dos gases do efeito estufa”, disse.
De acordo com o biólogo e proprietário da Plannus Incorporadora, Márcio Cerri e Silva, o plantio visa recuperar a vida animal e vegetal que existia antes da construção da represa. “A intenção é atrair de volta os animais para essa região com as árvores frutíferas, pois mesmo antes de darem frutos elas já são usadas pelas aves como poleiros”, afirma.
A empresa dará suporte ao longo dos anos para garantir o desenvolvimento das mudas. Silva explica que o acompanhamento será dado até que todas as árvores se desenvolvam corretamente. “Existe sempre uma taxa de perda, pois algumas mudas não se adaptam muito bem, por isso vamos substituir algumas até que tenhamos a quantidade necessária para neutralização do carbono estipulado pelo projeto”.
No ano passado, ainda na gestão do presidente Irineu Maretto, também foram plantadas 100 mudas de espécies frutíferas e nativas na represa. O plantio colabora com a preservação das águas do município, pois com a recuperação da mata ciliar melhora a qualidade da água e principalmente a qualidade de vida da população.
O Programa Carbono Zero tem como conceito-base a quantificação de emissões de gases de efeito estufa, associadas às atividades de indivíduos e da instituição e a respectiva compensação através do co-financiamento de projetos que sequestrem ou evitem emissões em quantidade equivalente, através do plantio de mudas.
Aryana Storoli
Assessora de Imprensa / CMA
Publicado em: 31/10/2012 15:05:00
Publicado por: Imprensa