Notícias

Notícias da Câmara



Campanha visa incentivar a doação de medula óssea

 

Mobilização acontece dia 19, das 8h às 12h, no Centro de Saúde 2 “João Geraldo Noronha”; objetivo é cadastrar doadores voluntários

 

Uma campanha que será realizada em Araras no próximo dia 19 tem o objetivo de cadastrar doadores voluntários de medula óssea para auxiliar no tratamento de pacientes com leucemia.

A campanha, que é realizada com apoio da Secretaria de Saúde e em parceria com a equipe do Hemonúcleo Regional de Jaú, acontece das 8h às 12h, no Centro de Saúde 2 “João Geraldo Noronha”, localizado na Rua Campos Salles, no Belvedere.

Durante a ação, os voluntários preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de 5 ml de sangue para testes de compatibilidade (tipagem HLA - histocompatibilidade). Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.

Após a coleta, os dados são cadastrados no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado e, se aceitar fazer a doação, passa por exames complementares.

Para que o transplante de medula óssea aconteça é necessário que a compatibilidade entre o doador e receptor seja de 100%.

Dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer) revelam que a chance de encontrar alguém compatível fora da família é uma em 100 mil pessoas. Portanto, quanto maior o número de cadastros, mais chances os pacientes possuem.

Como é realizada a doação?
A coleta da medula é um procedimento realizado em hospital credenciado, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por no mínimo 24 horas. O procedimento consiste na retirada da medula óssea do interior de ossos da bacia, por meio de punções. Esta se recompõe em 15 dias.

Nos primeiros três dias após a doação, pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

Sobre a leucemia
A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

A medula é o local de formação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos, aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.

Segundo estimativas do Inca, em 2012, 8.510 casos de leucemia foram registrados no Brasil, sendo 4.570 homens e 3.940 mulheres.

O passo a passo da doação de medula óssea

1 – Podem doar pessoas com boas condições de saúde, com idade entre 18 e 55 anos
2 – É coletada uma pequena quantidade de sangue (5ml)
3 – O material será analisado e tipado para HLA, que identifica características genéticas
4 – O tipo de HLA será enviado ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea
5 – Quando aparecer um paciente, a compatibilidade será verificada no banco de dados
6 - Confirmada a compatibilidade, o voluntário será chamado para exames complementares e para decidir sobre a doação
8 – A coleta da medula ocorrerá em um hospital credenciado



Horácio Busolin Júnior – Secom
Com informações do site do Inca (Instituto Nacional do Câncer)

 

http://www.araras.sp.gov.br/e/?c=noticias&i=9720

Visualize fotos




Publicado em: 10/01/2013 11:10:00

Publicado por: Imprensa