Notícias

Notícias da Câmara



Du Segurança propõe homenagem pelo Cinquentenário do Sayão Futebol Clube

A primeira Sessão Ordinária do ano, na próxima segunda-feira, dia 4 de fevereiro, contará com uma homenagem do Poder Legislativo de Araras ao Sayão Futebol Clube, por ocasião de seu Cinquentenário. A proposta é do vereador Eduardo Elias Dias, o Du Segurança-PHS, que estará homenageando a atual diretoria do Clube pelo empenho na realização dos eventos que marcaram o aniversário de 50 anos e pelo trabalho dedicado à agremiação até o momento.

Para o vereador Du, todas as solenidades e eventos promovidos no mês de janeiro deste ano para celebrar o Cinquentenário do Sayão Futebol Clube serviram para evidenciar uma trajetória de desenvolvimento traçada por uma história de lutas e conquistas de seus fundadores, dirigentes, sócios e colaboradores.

Como testemunha desta história, por mais de 30 anos como colaborador e agora na condição de vereador, Du assinala que seu objetivo é prestar o justo reconhecimento ao Sayão pela importância do clube em sua vida e na vida de milhares de sócios e outros tantos colaboradores.

Ao propor a homenagem ao Sayão, Du teve sua sugestão prontamente aprovada pelo presidente da Câmara, o vereador Breno Zanoni Cortella-PT, que solicitou todas as providências para que fosse realizado um Ato Solene durante a primeira sessão ordinária da atual Legislatura, coincidindo justamente com o encerramento das comemorações do Centenário.

“Estivemos presentes no Sayão Futebol Clube no lançamento das comemorações que aconteceram durante todo o mês de janeiro pelo centenário. Agora temos a honra de incluir o Legislativo Ararense na programação deste jubileu por indicação do vereador Du, o que foi muito bem lembrado e justo”, declarou Breno.

Em relação à homenagem, Du assinala que o cube é a extensão do lar de muitas famílias e explica que o Sayão interagiu e interage fortemente com a sociedade, numa trajetória de conquistas alcançadas pelo esforço e união de muitos ararenses. “Nada mais justo do que, neste aniversário de 50 anos, homenagear os membros da atual diretoria e, por meio deles, estender esta homenagem a todos os que contribuíram para que o clube chegasse até aqui com todo o vigor para seguir adiante, progredindo e acompanhando o desenvolvimento de Araras e da população”, concluiu Du.

Legenda: O vereador Eduardo Elias Dias. O Du Segurança

 

Assessoria do Vereador Eduardo Elias Dias, Du Segurança-PHS

Chefe de Gabinete

Duda Gonçalves

(19) 9289-0906

dudapress@gmail.com

Assessor Parlamentar

Mauro Mascherpa

(19) 9393-3396

mauromascherpa@uol.com

Facebook: Du Segurança

Email-1: duseguranca@camara-araras.sp.gov.br

Email-2: duseguranca@gmail.com

 

Gabinete

(19) 3543-3300

 

 

 

 

A História do Sayão Futebol Clube

O Sayão Futebol Clube nasceu como um time de futebol, envolvendo funcionários e diretores da Clínica Psiquiátrica Antonio Luiz Sayão. Esse fato aconteceu oficialmente dia 7 de janeiro de 1963, com a formação de sua primeira diretoria, conforme consta em ata no próprio clube.

A partir do time de futebol, a paixão pelo Sayão foi crescendo e as diretorias seguintes optaram em investir na construção de um clube social. Já na década de 70, o casal Roberto e Genny Mercatelli, que comandava a Clínica Sayão, auxiliou na aquisição de uma grande área de terra para a construção do clube.

Os próprios funcionários da clínica começaram a arrecadar recursos e a doarem dinheiro do próprio salário para a construção da primeira benfeitoria do clube: o salão social. A inauguração do salão social aconteceu em 1975. Ainda no final da década de 70 o clube inaugurou seu conjunto aquático. Foi o 'pontapé' inicial para o Sayão se transformar em um dos maiores clubes sociais da região.

Comandada pelo presidente Walter Bento de Moraes, a atual diretoria optou em homenagear os fundadores das primeiras Diretorias, das décadas de 60 e 70, por trabalharem em prol da fundação e dos primeiros passos para a construção do clube social que é hoje.

Pelas comemorações, os 16 fundadores ainda vivos receberam os títulos de Sócios Beneméritos durante o Baile de Aniversário do Clube, no último dia 12 de janeiro. Ao mesmo tempo, a Diretoria fez uma reverência a todos os ex-diretores/fundadores já falecidos, totalizando 17 pessoas, como o casal Genny Villas Boas Mercatelli e Roberto Mercatelli, que comandava a Clínica Psiquiátrica Antonio Luiz Sayão. Eles e os funcionários da época muito colaboraram para a estruturação do clube social e esportivo que se transformou hoje.

Genny e Roberto Mercatelli foram Presidentes de Honra da segunda diretoria do Sayão FC, em 1969. E, a partir de 1972, a própria Genny assumiu a presidência executiva do clube por oito mandatos consecutivos, até 1985. João Assis Sobrinho foi o primeiro presidente, em 1963, e Alcides Zaniboni também ocupou o cargo máximo do clube nas diretorias de 1969 e de 1986, além de ter sido vice-presidente em sete mandatos.

Muitas outras pessoas e associados colaboraram para o crescimento do Sayão ao longo desses 50 anos, mesmo não ocupando cargos oficiais. Mas a atual Diretoria reverencia todos esses colaboradores.

O Sayão é hoje comandado pelo presidente Walter Bento de Moraes, que está no comando do clube desde 1991, e vai completar 23 anos como presidente da Diretoria Executiva. Ele é presidente em oito mandatos consecutivos, com participação direta nas grandes obras do clube nas últimas décadas, sendo bastante querido dentro do clube.

Os 16 ex-diretores/fundadores que receberam títulos de Sócios Beneméritos foram: Ademir Pinto (Prego), Aldo José Denardi, Aristides Gomes, Armando Barbosa, Benedito Bressan, Euclydes Laynor Orpinelli,  José Carlos Ghiraldini (Tuti), José Carlos Gonçalves (Zé Lemão), José Francisco de Lima, José Narciso Fernandes (Canhoto), José Vieira,  Luiz Antonio Vieira (Zizo), Remilton Mussarelli,  Roslávio Alfredo Graf, Sebastião Roberto Afonso (Tião Bita),  Sinésio Denardi.

As homenagens in memorian foram dedicadas a outros 17 ex-diretores/fundadores: Ademir R. Freitas, Alcides S. Brito, Alcides Zaniboni,  Antonio S. Zago, Emerson Mercatelli, Eufrosino Camargo, Genny Villas Boas Mercatelli, Gentil C. Nascimento,  Irineu Osvaldo Paraluppi,  João Assis Sobrinho, João Valentim Roversi, José Delolo, José R. Marçola, Luiz Barbosa, Reinando Mussarelli, Roberto Albuquerque e Roberto Mercatelli.”

 

Texto: Célio Casarin, jornalista.

Visualize fotos




Publicado em: 01/02/2013 09:56:00

Publicado por: Imprensa