Notícias

Notícias da Câmara



Anete propõe Comissão de Assunto Relevante voltada à Proteção dos Animais

A comissão será composta pela proponente e pelos vereadores Eder Donizeti Muller (PSDC) e Eduardo Elias Dias- Du Segurança (PHS)

 

A vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) protocolou nesta sexta-feira (08/02) um Projeto de Resolução que dispõe sobre a criação de uma Comissão de Assunto Relevante voltada à Proteção dos Animais. A proposta é debater com a comunidade local a questão do bem-estar animal, a saúde pública, bem como a elaboração de políticas públicas de zoonoses para o município de Araras.

O objetivo da vereadora Anete é inserir a temática da atenção aos animais no Legislativo Ararense. Ela acredita que o trabalho conjunto entre Poder Público e a sociedade civil organizada é fundamental para o estudo e desenvolvimento de projetos, além da apuração de denúncias sobre o assunto.  “Somente assim, vamos poder contribuir para que sejam implantadas no Município de Araras, políticas públicas de zoonoses e de atenção aos animais”, explica a vereadora.

O Projeto de Resolução que dispõe sobre a criação de uma Comissão de Assunto Relevante voltada à Proteção dos Animais, apresentado pela vereadora Anete conta com o apoio dos vereadores Eder Donizeti Muller (PSDC) e Eduardo Elias Dias - Du Segurança (PHS), que o assinam junto com a proponente.

A propositura deve ser apresentada e votada na próxima Sessão Ordinária prevista para quarta-feira, dia 13, com início às 20 horas. O desafio da comissão será traçar uma radiografia da questão no município, bem como propor alternativas e soluções para uma evolução no quadro existente, visando de forma gradativa um tratamento cada vez mais digno aos animais e trabalhando com a meta de que isto venha a ser uma regra e não mais uma exceção.

 

Sobre a Comissão

De acordo com o projeto, a problemática dos animais não é apenas uma questão humanitária, mas de saúde, meio ambiente e respeito ao dinheiro público. Segundo levantamento realizado pelo deputado Estadual Feliciano Filho (PEN), as prefeituras, de uma forma geral, gastam três vezes mais para piorar uma situação que cresce de forma geométrica, ao passo que poderiam gastar 1/3 para resolver o problema, trabalhando efetivamente em suas causas.

A pesquisa desenvolvida pelo deputado aponta ainda para o fato de que, quanto mais o poder público retira os animais das ruas, mais eles se multiplicam. Neste caso, sobram mais alimentos para aqueles que ficam, pois se tornam mais fortes, mais férteis e com maior fecundidade começam a procriar.

Como a procriação se dá de forma geométrica, destaca-se o exemplo de que uma cadela pode gerar em seis anos, através de seus descendentes diretos e indiretos, 64.000 cães. No caso dos gatos, a situação é ainda mais alarmante, pois uma gata possui quatro cios no ano.

 Nesse sentido, o objetivo é traçar uma radiografia da questão no município, bem como propor alternativas e soluções para uma evolução no quadro existente, visando de forma gradativa um tratamento cada vez mais digno aos animais e trabalhando com a meta de que isto venha a ser uma regra e não mais uma exceção.

 

Texto: Duda Gonçalves e Bruno Roza

Legenda: A vereadora Anete Casagrande em reunião com os vereadores Eder Muller e Du Segurança

Crédito: Aryana Storoli – Assessora de Imprensa CMA

 

Mais informações

Duda Gonçalves

dudapress@gmail.com

(19) 9289-0906

 

Bruno Roza

brunoceroza@gmail.com

(19) 9236-9671

 

 

*Informações de inteira responsabilidade do Gabinete do Vereador

Visualize fotos




Publicado em: 13/02/2013 11:16:00

Publicado por: Imprensa