Notícias

Notícias da Câmara



Câmara entrega título de cidadania ararense à dupla Tangará e Canarinho nesta quinta-feira

A Câmara Municipal de Araras realiza na quinta-feira (11) a Sessão Solene de outorga de Título de Cidadania Ararense à dupla João e José Teixeira, conhecidos como Tangará e Canarinho. A cerimônia acontece às 19h30 e segue o decreto legislativo nº 7, de 27 de novembro de 2012, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Breno Cortella (PT). A dupla Tangará e Canarinho contribuiu com a cultura popular ararense por meio da música sertaneja de raiz.

De acordo com o presidente a homenagem visa reconhecer o talento da dupla. "Os dois escolheram essa cidade e aqui construíram uma bela trajetória, com trabalho e dedicação à cultura e ao progresso do município", disse.

João Teixeira nasceu no dia 1º de agosto de 1932 e José Teixeira em 11 de abril de 1928, sendo ambos na cidade de Aguaí, porém foram registrados e batizados em Leme. Filhos de Avelino Teixeira e Helena Godoi Teixeira tiveram mais quatro irmãs: Ana Elisa, Beatriz e Benedita.

O pai da dupla, Avelino Teixeira, faleceu quando João tinha 6 meses de vida. Os dois únicos homens da casa tiveram que trabalhar na roça em Aguaí para ajudar a família.

Em 1953 a dupla Tangará e Canarinho foi formada e os dois vieram para Araras cantar as quintas-feiras no serviço de autofalantes da Casa Zurita, localizada onde hoje é o banco HSBC na Praça Barão de Araras.

Dois anos depois foram convidados a cantar na inauguração da emissora Rádio Clube Ararense, sendo a primeira dupla a cantar ao vivo na rádio. Chegaram a ter um programa chamado Sertão Brasileiro, onde os ouvintes pediam as músicas por cartas e eles cantavam ao vivo.

A dupla Tangará e Canarinho foi classificada para disputar um concurso musical em Rio Claro, o qual tinha como prêmio a gravação de um disco, porém algo triste aconteceu. A mãe da dupla faleceu impossibilitando a participação na competição.

Em 1957 por diversos motivos a dupla foi desfeita e os dois retornaram para Aguaí. Mas logo depois os irmãos voltaram para Araras e construíram família. Atualmente ambos são aposentados e moram com seus filhos e filhas na cidade de Araras há décadas.

Hoje os irmãos continuam tocando e cantando, cada um na sua respectiva igreja do seguimento evangélico. As filhas de José herdaram o talento para a música e são conhecidas como “Irmãs Teixeira”.

João e José Teixeira, integrantes da eterna dupla Tangará e Canarinho, até hoje são reconhecidos pelos seus respectivos apelidos e muito lembrados pelas pessoas mais antigas que tiveram o privilégio de ouvir o seu programa de rádio ou de pedirem música.

 

 

 

Foto

Legenda: João Teixeira (Tangará) e José Teixeira (Canarinho) recebendo moção de congratulações em sessão ordinária  realizada ano passado do vereador Breno Cortella.

 

Visualize fotos




Publicado em: 05/04/2013 15:21:00

Publicado por: Imprensa