Notícias

Notícias da Câmara



Vereador Breno termina fiscalização nos bancos

            Durante uma semana o vereador Breno Cortella (PT) se dedicou a visitas nos bancos da cidade. Agora, a partir da próxima semana, ele vai encaminhar uma correspondência às agências relatando o ofício já encaminhado à Prefeitura e ao Procon sobre o que o foi observado. A visita foi para vistoriar a aplicação das leis que determinam tempo máximo para atendimento, fornecimento de água e sanitário aos usuários.
Foram visitadas as dez agências bancárias da cidade e em cada uma o vereador aplicou um questionário com sete perguntas:
  1. Fornece senhas de atendimento impressas mecanicamente?
  2. Consta o horário de recebimento da senha?
  3. Há fixado em local visível os tópicos principais da lei 3787/05 e órgão fiscalizador?
  4. Possui sanitários de uso público?
  5. Os sanitários estão visivelmente identificados?
  6. Possui fornecimento de água potável (bebedouros) aos usuários?
  7. O bebedouro está visivelmente identificado?
Conforme os resultados, 50% das agências não fornecem senhas com informações sobre ordem de atendimento, o que impossibilita o usuário de ter um controle sobre o tempo em que permanece no banco. No entanto, das agências que disponibilizam senhas, em uma delas, na senha, não consta o horário da retirada do tíquet.
Quanto ao sanitário público, seis atendem à lei e oferecem banheiros aos clientes, porém, em apenas um caso ele está devidamente identificado. E os bancos que oferecem banheiro são os mesmos que oferecem água potável, e neste caso a identificação é melhor.
Esses dados deram base ao ofício já enviado à Prefeitura e ao Procon. No texto o vereador cita as leis sancionadas pelo prefeito Luiz Carlos Meneghetti em setembro de 2005: Lei 3.781/05, que dispõe sobre a obrigatoriedade do atendimento em no máximo 15 minutos; e Lei 3.788/05, que trata da obrigatoriedade das agências possuírem sanitários de uso público e fornecimento de água potável.
“No entanto essas leis estão sendo ignoradas, pois os bancos que as cumprem o fazem espontaneamente e os que não cumprem não sofrem qualquer fiscalização ou sanção”, relata o vereador que pôde comprovar o desrespeito com legislação municipal vigente.
Breno encaminhou um resumo das informações coletadas para que possam ser objeto de análise e providências. “Quanto ao tempo de filas constamos grandes irregularidades, que não constam da tabela, pois necessitam de fiscalização e notificação imediata por parte do órgão competente”, completa.
 

Resultado da pesquisa feita nos bancos da cidade *
Fornece senhas de atendimento impressas mecanicamente?
Consta o horário de recebimento da senha?
Há fixado em local visível os tópicos principais da lei 3787/05 e órgão fiscalizador?
Possui sanitários de uso público?
Os sanitários estão visivelmente identificados?
Possui fornecimento de água potável (bebedouros) aos usários?
O bebedouro está visivelmente identificado?
NÃO
-
NÃO
NÃO
NÃO
NÃO
-
SIM
SIM
SIM
SIM
NÃO
SIM
SIM
NÃO
-
SIM
NÃO
-
NÃO
-
NÃO
-
NÃO
SIM
NÃO
SIM
NÃO
SIM
SIM
SIM
SIM
NÃO
SIM
SIM
NÃO
-
NÃO
NÃO
-
NÃO
-
SIM
SIM
NÃO
SIM
SIM
SIM
SIM
NÃO
-
NÃO
SIM
NÃO
SIM
NÃO
SIM
NÃO
NÃO
SIM
NÃO
SIM
SIM
SIM
SIM
SIM
NÃO
NÃO
NÃO
NÃO

* Os nomes das agências foram omitidos para evitar constrangimentos
Visualize fotos




Publicado em: 02/12/2006 10:11:00

Publicado por: Imprensa