Notícias

Notícias da Câmara



Câmara pede a continuidade da agência da Cetesb em Pirassununga

 

O presidente da Câmara Municipal de Araras, vereador Breno Cortella (PT) e a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) estiveram na sexta-feira (10) na sede da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para reunião com o diretor-presidente da companhia, engenheiro Otavio Okano. O deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) viabilizou a reunião e estava presente para solicitar a revisão do fechamento da agência da Cetesb de Pirassununga.

A reunião mobilizou um grupo de lideranças da região para solicitar o não fechamento da agência, a qual abrange os municípios de Araras, Leme, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Cruz da Conceição, Porto Ferreira, Descalvado, Santa Rita do Passa Quatro e Pirassununga. A unidade atua desde 1995, atendendo as demandas ambientais de toda essa região. O fechamento da agência consta da decisão da diretoria da Cetesb nº 145/2013, expedida no último dia 24 de abril.

Caso a medida seja mantida, até o mês de agosto todos os municípios, atualmente vinculados a Pirassununga, passariam a ser responsabilidade da agência de Mogi Guaçu. Diversos prefeitos, vereadores e representantes dos municípios atingidos estavam na reunião para solicitar a continuidade dos trabalhos da agência de Pirassununga.

Além dos vereadores de Araras, marcaram presença no evento a prefeita de Pirassununga, Cristina do Lécio, o prefeito de Analândia, Rogério UIson, a prefeita de Santa Cruz das Palmeiras, Rita Teixeira e o prefeito de Santa Cruz da Conceição, Osvaldo Marchiori.

Nessa reunião o Poder Legislativo representou a cidade de Araras, mas o Poder Executivo também está atento e preocupado com o fechamento da agência. "Na quinta fui informado dessa reunião por representantes da Prefeitura de Araras. Consideramos muito importante manter e ampliar o atendimento ambiental da Cetesb em nossa região", disse o presidente Breno Cortella.

O presidente do Legislativo explica que a agência de Mogi Guaçu foi criada a partir de uma divisão da própria regional de Pirassununga para aproximar o atendimento da companhia ambiental. "Não vemos justificativa para tal decisão e esperamos que ela seja revista”, aponta Breno.

Para a vereadora professora Anete Monteiro dos Santos Casagrande, o deputado Barros Munhoz teve papel fundamental na agenda. “O deputado foi muito solicito se prontificando a organizar a agenda com o presidente da Cetesb. Isso foi fundamental para a organização das cidades envolvidas”, ressalta a vereadora.

Desde o anúncio da deliberação da diretoria da Cetesb, todas as câmaras e prefeituras da região estão se movimentado. O diretor-presidente da Cetesb firmou compromisso com os presentes de que irá rediscutir com a diretoria da companhia sobre o fechamento das agências regionais.

 

Fotos

Legenda 1: Vereadora Anete Casagrande  e presidente Breno Cortella participam de reunião com diretor-presidente da Cetesb, Otavio Okano. Presente também o deputado estadual Barros Munhoz, prefeitos e vereadores da região.

 
Legenda 2: Rogério Ulson, prefeito de Analândia, presidente da Câmara de Araras, Breno Cortella, , Eng. Otavio Okano, diretor-presidente da Cetesb, vereadora Anete Casagrande e deputado estadual Barros Munhoz, reivindicam a manutenção da agência da Cetesb em Pirassununga.

Visualize fotos Visualize fotos




Publicado em: 13/05/2013 15:13:00

Publicado por: Imprensa