Notícias

Notícias da Câmara



Secretário estadual de Segurança recebe autoridades de Araras

 

O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, recebeu autoridades do município de Araras na tarde de ontem (16). A reunião foi agendada pelo deputado estadual Carlos Neder (PT) a pedido do prefeito Nelson Dimas Brambilla. O presidente da Câmara Municipal de Araras, vereador Breno Cortella (PT) representou o Poder Legislativo Municipal. O delegado de polícia titular do município, Sydney Sully Urbach e o secretário municipal de segurança pública e defesa civil, João Tranquillo Beraldo também participaram do encontro.

Em São Paulo, na sede da Secretaria de Segurança, o secretário estadual recebeu o pedido de ampliação do número de delegados de polícia em Araras. Em ofício entregue ao secretário, o prefeito Nelson Dimas Brambilla destacou a situação crítica do município. "No ano de 1998 tínhamos seis delegados, 23 investigadores e 15 escrivães. Hoje estamos com oito investigadores, nove escrivães e três delegados", afirma o documento que também fala do recente fechamento dos distritos policiais e da aposentadoria de mais um delegado até setembro.

Atualmente os delegados de Araras ainda atendem o município vizinho de Conchal, que não conta com nenhum delegado. O prefeito lembrou que municípios da região estão mais contemplados com delegados como Rio Claro com 14, Limeira com 15 e Pirassununga com seis.

No ofício também foi tratado sobre a Polícia Militar. "Temos 112 policiais militares atendendo Araras e Conchal, sendo que poderíamos ter, pelo menos, mais 26 policiais militares no efetivo de vagas aberta que constam nas duas cidades", subscreveu o prefeito.

As autoridades municipais destacaram que a Prefeitura e a iniciativa privada vêm fazendo todo o esforço possível nos últimos anos. "Solicitamos a necessária ação do Governo do Estado que tem instrumentos efetivos para melhorar o atendimento da segurança pública de nossa cidade", afirmou o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella.

A Guarda Municipal de Araras tem um efetivo de 160 guardas, que acaba auxiliando muito as polícias estaduais. O município também cede mais da metade dos funcionários que atuam na delegacia e também para outros órgãos estaduais. Atualmente trabalham sete pessoas no Poder Judiciário, 26 na Polícia Civil, três na Polícia Militar e Polícia Ambiental e quatro no Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito).

Outro pedido ao secretário estadual de Segurança foi sobre a doação ao município do prédio da antiga cadeia pública. "Acredito que o secretário ficou sensibilizado com a situação e vai autorizar mais delegados para Araras e resolver o problema da Cadeia Pública", disse o prefeito Brambilla.

Para o presidente da Câmara, a situação vem piorando nos últimos anos e chegou no limite. "Esperamos ter sensibilizado o secretário estadual de para a necessidade que toda a cidade têm sentido de mais segurança e policiamento", disse Breno.

Em 2011, a Prefeitura de Araras construiu e entregou celas de triagem anexas à Delegacia Participativa do município, já que a cadeia tinha sido desativada. O espaço foi preparado para atender aos presos transitórios que, posteriormente, são encaminhados as penitenciárias da região.

A conclusão das celas era a contrapartida do município para que o Governo do Estado de São Paulo repassasse para a Prefeitura o imóvel da antiga cadeia pública – o que ainda não aconteceu.

 O objetivo da administração municipal é derrubar o prédio da antiga cadeia, que está em condições precárias. “A parte administrativa já desmoronou”, afirmou o delegado Urbach, lembrando que o prédio não tem mais serventia alguma para a Polícia Civil.

O secretário de Segurança do Estado afirmou que as reivindicações serão analisadas. “O que posso garantir é que o município não ficará desguarnecido”, garantiu.

 

Com informações Secom / PMA

Foto

Legenda: Autoridades municipais em reunião com secretário estadual e deputado estadual.

Crédito: Silvio Domingos/ PMA 

Visualize fotos




Publicado em: 17/05/2013 16:03:00

Publicado por: Imprensa