Notícias

Notícias da Câmara



Vereadora Anete fala sobre DTM na 16ª Sessão Ordinária

 

A vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) comentou sobre o “Caso DTM” durante a 16ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras, realizada na noite de segunda-feira (20).

“Continuo acompanhando de perto o “Caso DTM”, tornado público através de uma denúncia feita ao jornalista Fredo Junior, e posteriormente encaminhada ao Ministério Público através de uma representação do PSOL”, afirmou a vereadora.

Na oportunidade, Anete pediu empenho da administração em resolver a questão. “Como vereadora, espero que a atual administração adote medidas urgentes para sanar o problema, agora constatado e advertido pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). E que possamos assim evitar outras sanções, agora pecuniárias aos cofres do nosso município. Temos que trabalhar juntos pelo bem-estar da nossa população. Não posso e não podemos nos omitir diante da gravidade desse fato”, disse.

Entenda o Caso DTM

Em 28 de março, a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) tomou conhecimento de uma denúncia tornada pública pelo jornalista Fredo Junior através das redes sociais.  Segundo a informação, o Departamento de Transportes do Município (DTM) estaria trabalhando sem a licença para funcionamento emitida pela Cetesb, bem como a ausência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), laudo necessário para o funcionamento de postos de combustíveis, uma das principais finalidades do departamento.

Ainda segundo a informação, existe a suspeita de que o solo já tenha sido contaminado pelos resíduos de materiais utilizados na manutenção dos veículos oficiais do município. Um detalhe torna a situação ainda mais preocupante: o DTM está localizado ao lado do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras), no Jardim Cândida. A prefeitura já tinha ciência do caso.

Nesse sentido, o jornalista e também presidente do PSOL Araras, Fredo Junior, protocolou em 1º de abril, uma representação no Ministério Público, para que sejam apuradas as denúncias de suposto crime ambiental cometido pela Prefeitura de Araras. Um inquérito policial foi instaurado para apurar os fatos apresentados na denúncia.

Em 12 de abril, a vereadora participou de uma reunião com o engenheiro da Cetesb, Daniel Dias Fragoso e com o tecnólogo Eli Nicoletto, gerente da Agência Ambiental de Pirassununga. Participaram ainda do encontro, a tecnóloga em gestão e saneamento ambiental Raquel Eliana Metzner e o chefe de gabinete Bruno Roza.  

Durante a reunião, a vereadora formalizou um pedido, para que a Agência Ambiental realize vistoria técnica nas dependências do Departamento Municipal de Transportes, localizado no Jardim Cândida, para constatar ou não eventuais irregularidades.

 

Trecho de nota divulgada pela Assessoria de Imprensa da Cetesb

Seguem as informações referentes as irregularidades no DTM de Araras, de acordo com a equipe técnica da Agência Ambiental de Pirassununga.

(...)

O funcionamento de um posto de abastecimento no DTM, veio ao conhecimento da Agência, através de uma reclamação e, após inspeção, pelos agentes da Agência Ambiental, o empreendimento, por ser uma fonte de poluição, foi autuado em 22/04/2013, com uma advertência, por estar funcionando sem a licença ambiental, emitida pela CETESB. Não há informação quanto a suspeita de contaminação da área do DTM.

 As ações de fiscalização e controle da poluição ambiental continuarão dentro dos trâmites legais pela CETESB.

 

Assessoria da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB)

Texto: Bruno Roza / chefe de gabinete 

 

*Informações de inteira responsabilidade do gabinete da vereadora 

Visualize fotos




Publicado em: 22/05/2013 17:11:00

Publicado por: Imprensa