Alunos do ensino médio de todo o País, com idade entre 16 e 22 anos, podem se inscrever no Parlamento Jovem Brasileiro até o dia 14 de junho. O programa é uma oportunidade para que os jovens possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, o trabalho de um deputado federal. A 10ª edição do Parlamento Jovem será realizada entre 22 e 27 de setembro deste ano, na Câmara dos Deputados, e vai reunir 78 participantes representando todos os estados.
Para se inscrever, o estudante precisa elaborar um projeto de lei propondo mudanças para melhorar a realidade do País. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional e não somente no Estado ou no município de origem. O interessado tem que estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio.
A Câmara Municipal de Araras está apoiando o processo de inscrição no Parlamento Jovem. O presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT) colocou a Diretoria Legislativa da Câmara à disposição para quaisquer dúvidas e orientações. "Temos servidores com grande conhecimento na área que podem orientar os jovens interessados, servindo também como um aprendizado sobre o funcionamento do Poder Legislativo", disse o presidente.
Todos os projetos de lei da Câmara de Araras estão disponíveis no seu site para a pesquisa. Os jovens interessados podem entrar em contado com a diretora Legislativa da Câmara, Gleicy Kelli Zaniboni Marques da Silva. "A iniciativa do Parlamento Jovem é muito positiva, já tivemos vários ararenses participantes e queremos que mais jovens conheçam o processo democrático brasileiro", afirmou Breno.
Na 9ª edição do PJB, a ex-vereadora-jovem Marceli Fernanda Malaman, estudante da EE Profº Vicente Ferreira dos Santos, participou dessa jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. A jovem apresentou projeto de lei que tratou sobre a substituição do papel convencional por papel reciclado nos órgãos públicos da União, Estados e Municípios.
Ela fez parte da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente do Parlamento Jovem. Durante cincos dias participou de palestras sobre o processo legislativo e sobre os mecanismos de participação do cidadão.
Marceli recomenda a experiência aos jovens. “Tive a oportunidade de visitar todo o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada e conhecer o ministro do turismo, Gastão Vieira e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. Fiz muitas amizades, aprendi muitas coisas, principalmente sobre o significado de coletividade. Com certeza recomendo que os estudantes de Araras participem do PJB”, contou.
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a participação em uma jornada parlamentar, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. Os projetos de lei apresentados pelos participantes são discutidos e votados, de acordo com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.
A primeira edição do programa ocorreu em 2004. No total, 690 jovens já participaram da experiência. Neste ano, foi criado um canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a "fanpage" do Parlamento Jovem Brasileiro, no endereço www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro.
Os interessados em participar do programa devem entregar ficha de inscrição na sua escola, juntamente com o projeto de lei elaborado, a cópia da identidade, a declaração de matrícula no ensino médio/técnico e, em caso de menor de idade, o termo de autorização dos pais ou responsáveis. Esses documentos serão encaminhados aos coordenadores estaduais do Parlamento Jovem nas secretarias de Educação dos Estados, responsáveis pela primeira etapa da seleção para o programa.
Mais informações podem ser obtidas na página do Parlamento Jovem 2013.
Foto
Legenda: O então presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, recebeu em seu gabinete os jovens parlamentares da edição de 2012.
Publicado em: 04/06/2013 14:16:00
Publicado por: Imprensa