Desde sexta-feira (14) a Câmara Municipal de Araras passou a utilizar novo domínio em sua página na internet www.araras.sp.leg.br. A substituição da extensão .gov.br por .leg.br tem o propósito de marcar o espaço institucional do Poder Legislativo na rede mundial de computadores. Assim, todos os órgãos do Poder Legislativo no país irão dispor do seu próprio domínio na internet, a exemplo do que já fazem os poderes Judiciário .jus.br e Executivo .gov.br. Até então a Câmara utilizava www.camara-araras.sp.gov.br. O endereço agora ficou mais curto e direto, inclusive sem hífen.
O endereço antigo continuará no ar, nesse período o visitante será automaticamente redirecionado para o novo endereço. Os e-mails institucionais da Câmara de Araras também migrarão para a extensão araras.sp.leg.br. O novo domínio também diminuirá a dependência dos legislativos em relação aos órgãos do Executivo que fazem a gestão dos endereços .gov. O antigo endereço sp.gov.br é administrado pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), órgão de processamento de dados do Governo do Estado de São Paulo.
O .leg.br é administrado pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio de seu programa Interlegis. O Interlegis é um programa de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade.
O novo domínio é uma inovação mundial introduzida pelo Brasil, criada em agosto de 2011 pelos técnicos do programa, em decorrência da necessidade de distinguir os órgãos do Poder Legislativo. A mudança vai beneficiar todo o Legislativo, sobretudo as Câmaras menores, que terão acesso livre, automático, direto e gratuito ao sistema.
Centenas de Casas Legislativas brasileiras já aderiram ao novo domínio, incluindo o Senado Federal, Câmara dos Deputados e Tribunal de Contas da União (TCU). A Assembleia Legislativa do Amapá foi a pioneira entre as Casas Legislativas Estaduais e a Câmara Municipal de Catanduva (SP), entre as Casas Legislativas Municipais. No Estado de São Paulo ainda são poucas as Câmaras Municipais que já estão com a extensão .leg.
O presidente da Câmara de Araras, vereador Breno Cortella (PT), comemorou a modificação para um domínio próprio do Legislativo. "Temos buscado a dianteira daquilo que os órgãos legislativos do País têm formulado e a Interlegis é um excelente programa de fortalecimento das Câmaras", disse. Breno também destacou que essa mudança deixa clara a importância do Poder Legislativo Municipal. "O município de Araras não é somente a Prefeitura, mas constituída de dois poderes, independentes e harmônicos, um deles é a Câmara, o outro é o Executivo, ambos estão no mesmo patamar de organização política", esclarece.
Acesse a relação de Casas Legislativas que aderiram ao .leg
Publicado em: 17/06/2013 12:10:00
Publicado por: Imprensa