O 1º promotor de Justiça de Araras, Leonardo Augusto Gonçalves deu início as atividades da Semana Municipal Antidrogas com participação na 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras. O promotor falou sobre a importância da prevenção e a repressão ao uso de drogas, além de apresentar estatísticas sobre o panorama do uso de drogas, principalmente entre os adolescentes.
Ele citou dados de pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que aponta que 7% dos alunos de 13 a 15 anos da rede pública de ensino no Brasil já usaram algum tipo de droga. “Nas escolas, contamos com experiências produtivas para a prevenção às drogas, como o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) da Polícia Militar, porém é preciso aprimorar os métodos educativos. Médicos, psicólogos e professores precisam criar uma linguagem diferente, que atinja de maneira mais efetiva os jovens usuários”, afirmou o promotor.
Os vereadores Carlos José da Silva Nascimento - Zé Bedé (PT) e Marcelo de Oliveira (PRB) representaram a Câmara e participaram da organização da Semana Municipal Antidrogas. Tal evento foi instituído pela lei municipal n.º 3.482/2002. A legislação prevê a realização pelo município de atividades relativas ao tema, voltadas para crianças e jovens adolescentes.
A programação da Semana Municipal Antidrogas traz debates e palestras nesta quarta-feira (26), na Câmara Municipal. A partir das 19h30, representantes das Secretarias de Saúde e de Educação, além de funcionários do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), falarão sobre “A rede de atenção ao álcool e a outras drogas em Araras: práticas e desafios”. Em seguida, Silmara Paludetti, psicóloga com especialização em psicopatologia, dependência química e neuropsicologia, ministra a palestra “Dependência química como doença”.
A programação será encerrada neste sábado (29) com mobilização e panfletagem na Praça Barão de Araras, das 9h às 12h. A ação será realizada pelo Unificados Motoclube e pelo Clube de Desbravadores Órion II, da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
A Semana Municipal Antidrogas é uma realização da Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Ação e Inclusão Social, e conta com a colaboração da Câmara Municipal, de membros do Proerd/Polícia Militar, do Unificados Motoclube, do Clube de Desbravadores Órion II, e dos grupos de apoio da Pirapora e do São Benedito, além dos grupos “Amor Exigente”, “Alcoólicos Anônimos” e Comunidade “Casa Esperança e Vida”.
Com informações Secom /PMA
Publicado em: 26/06/2013 10:19:00
Publicado por: Imprensa