Os vereadores-jovens aprovaram na 4ª Sessão Ordinária da Câmara-Jovem, realizada na noite de terça-feira (2), o projeto de decreto legislativo que institui o Conselho Consultivo da Câmara-Jovem. O projeto é de autoria do presidente João Victor Teixeira.
Caso entre em vigor o Conselho atuará como agente consultor dos vereadores-jovens e visa também desenvolver junto a Câmara-Jovem ações e projetos voltados a solidariedade e juventude, não onerando quaisquer atribuições dos vereadores-jovens.
O Conselho Consultivo da Câmara-Jovem será um espaço no qual os ex-vereadores-jovens continuarão contribuindo com a Câmara-Jovem, partilhando de suas experiências e projetos e orientando com opiniões nas decisões das legislaturas seguintes.
Os membros do Conselho irão se reunir ordinariamente pelo menos uma vez em cada mês e, extraordinariamente, quando convocado pelo coordenador ou por requerimento formalizado e assinado por 1/3 de seus membros. Na primeira reunião ordinária de cada ano, o Conselho elegerá o coordenador, vice-coordenador, primeiro e segundo secretários e tesoureiro.
Com aprovação do projeto pelos integrantes da Câmara-Jovem, o documento segue agora para o Legislativo a título de sugestão, conforme Regimento Interno da Câmara-Jovem.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Breno Cortella (PT) e os vereadores Valdevir Carlos Anadão - Prof. Dê (PT) e Mário Corrochel Neto - Bonezinho (PP) estiveram presentes e assistiram a sessão da Câmara-Jovem. As sessões da Câmara-Jovem podem ser assistidas pelo site do Legislativo (www.araras.sp.leg.br) ao vivo e no arquivo de vídeos da TV Câmara.
Indicações
O vice-presidente, vereador-jovem Denner Djalter Ramos dos Santos Júnior protocolou duas indicações. Na primeira ele sugere a colocação de lixeiras de coleta seletiva na Praça Barão de Araras. Segundo Denner, as lixeiras irão estimular a praticar da coleta seletiva entre os cidadãos.
O vereador-jovem solicitou também a colocação de ônibus para atender o bairro Jardim Alto da Colina. A indicação de Denner foi feita para atender munícipes que têm reclamado da falta de transporte no bairro, principalmente nos horários de pico, quando eles acabam utilizando ônibus do bairro Parque das Árvores.
Palavra Livre
O presidente João Victor Teixeira contou sobre reunião que fez com Rotary/Interact, junto com demais vereadores-jovens. Em conversa com presidente do clube, Adilson Bonato, foi firmada uma parceria para que a Câmara-Jovem colabore com projeto Caracol, iniciativa que tem objetivo de ajudar entidades assistenciais.
João Victor falou sobre a participação dos vereadores-jovens como voluntários no Arraial da Praça e informou que no Festival Café e Chocolate a Câmara-Jovem também irá ajudar nas barracas das entidades.
Ele comentou também sobre projeto que apresentou que trata do Prêmio “Professor Camarada” de Educação Social. A ideia é homenagear professores que se destacaram entre suas ações no âmbito social dentro de suas instituições de ensino, sendo avaliados e escolhidos pelos próprios alunos. A homenagem será entregue no dia 15 de outubro, Dia Nacional do Professor.
O presidente abordou em seu pronunciamento sobre outro projeto de sua autoria que deverá ser votado em breve. O projeto de resolução visa alterar o número de faltas permitidas na Câmara-Jovem. Atualmente são permitidas três faltas consecutivas e quatro alternadas, porém, segundo João Victor, essa quantidade de faltas prejudica o desempenho e o andamento da Câmara-Jovem.
O vice-presidente Denner comentou sobre requerimento que fez no qual solicita informações sobre implantação de ciclovias. O vereador-jovem justificou que muitos estudantes o questionam sobre o assunto e que gostaria de conhecer mais sobre o projeto de ciclovia para a cidade.
A vereadora-jovem Maria Fernanda Vieira Ruiz contou que participou das manifestações realizadas em Araras nos dias 22 e 24 junho que reivindicaram Saúde, Educação e redução das tarifas de ônibus. Ela comentou sobre a situação do atendimento em PSFs e informou que conforme o Estatuto do Idoso, os idosos têm preferência no atendimento e isso não estaria acontecendo.
Publicado em: 03/07/2013 10:12:00
Publicado por: Imprensa