A partir de 1º de janeiro de 2007 a Câmara Municipal de Araras passa a ter um novo presidente. José Roberto Rimério, conhecido por Miqueira (PTB), assume o cargo por dois anos (2007 e 2008). Vai ser a 3ª vez que ele estará na função. Entre os anos de 1995 e 1998, Miqueira também foi presidente. Entre 1995 e 1996 em uma Legislatura, e nos outros dois anos na Legislatura seguinte.
Ao lado de Miqueira, na mesa diretora da Câmara, estarão os vereadores Marcelo de Oliveira (PMDB) para o cargo de vice-presidente, Nelson Barbosa (PSB) para 1º secretário e Breno Cortela (PT) para 2º secretário.
Essa foi a única chapa protocolada durante a sessão de votação que começou aos 32 minutos desta terça-feira, 12 de dezembro. Isso aconteceu em cumprimento ao Regimento Interno da Câmara, que determina a eleição para um dia após a última Sessão Ordinária do ano, realizada na noite de segunda-feira.
A sessão foi aberta pelo atual presidente, vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) que na seqüência suspendeu os trabalhos para a inscrição de chapas interessadas em concorrer às funções. Foram 25 minutos de discussão nos bastidores em busca de um consenso. Embora especulava-se a inscrição de mais de uma chapa apenas uma foi apresentada.
Com a reabertura da sessão Maretto pediu ao vereador Miqueira, então secretário da Câmara, que fizesse a chamada nominal dos vereadores que integram o Legislativo local, e na seqüência passou à votação. Apenas o vereador Walter de Oliveira (PPS) votou contrário. Por volta da 1ª hora desta terça-feira o vereador Maretto anunciava o resultado. “Está eleito para presidir a Câmara de Araras pelo próximo biênio o vereador José Roberto Rimério”.
A leitura do termo de posse e a assinatura do livro pelos membros da chapa foram os passos seguintes. Também não faltaram os discursos dos novos responsáveis por administrar os trâmites da Câmara Municipal e também de Maretto que se despede do cargo.
Miqueira agradeceu a confiança dos colegas vereadores e prometeu agir com a mesma responsabilidade que demonstra como vereador e como já demonstrou como presidente nas outras ocasiões. “O diálogo sempre vai prevalecer e meu maior objetivo é sempre fazer o melhor para todos”.
Eleito 1º secretário, Nelson Barbosa disse que ficou surpreso, momentos antes da votação, quando foi convidado para assumir o cargo. “Quero fazer de tudo para agir da forma mais justa com todos os colegas”, disse ele, completando, de forma humilde, que talvez não seria a melhor pessoa para a função.
Marcelo e Breno, que cumprem o primeiro mandato na Câmara, também falaram. Marcelo elogiou o ato de Maretto e Dr. Caio (sem partido), atual vice-presidente, de dissolverem a mesa, optando por não fazerem parte de nenhuma composição, oferecendo a oportunidade a outros. Já o petista salientou a construção coletiva da chapa e disse ainda que a nova mesa representa todas as forças políticas da Câmara.
Ao se despedir do cargo de presidente, Maretto falou da importância da Mesa da Câmara de Araras, citou os amigos fáceis que aparecem em função da presidência. “Às vezes são pessoas que querendo fazer o bem, através de elogio demasiado, e acabam nos causando o mal. Mas temos também os que nos criticam. E embora soem mal, podem nos ajudar a crescer, a fazer o bem. Procurem ver mais longe do que o nervo ótico alcança. Procurem ver com o coração.”, concluiu Maretto.
Com a indicação da próxima mesa diretora, a Câmara cumpre o período de recesso a partir do próximo dia 16 de dezembro. Nesse período pode ocorrer a convocação de sessões extraordinárias. As sessões ordinárias voltam a ocorrer a partir da primeira segunda-feira do mês de fevereiro do próximo ano.
Quem é Miqueira?
José Roberto Rimério é casado com Berenice e pai de Júnior, Felipe - o famoso garoto DDD, e Gabriela. Do tempo da infância tem na lembrança as brincadeiras no Oratório São Luiz. Lugar que começou a freqüentar aos sete anos de idade e de onde perpetuou sua fidelidade a Deus. “Não perco um dia de missa. Todos os dias às 6h30 eu estou lá, rezando e agradecendo”, expõe, sem qualquer medo de ser taxado como fanático. O que para ele não é, tratando-se apenas de um momento necessário para conversar com quem o vai observar durante as horas que vão se seguir.
Foi nesse mesmo tempo de Oratório que surgiu o famoso apelido. Ele conta que durante uma partida de futebol foi escalado para cobrar um pênalti. Na ocasião, a torcida para que ele errasse era grande. “Foi então que eu falei que se eu errasse eu queria ser um mico. Não deu outra. Eu errei e durante alguns dias começaram a me chamar de mico, e não demorou muito pra sofrer uma adaptação, até eu virar o Miqueira”.
Antes antes da política surgiu o Miqueira profissional. Técnico em Contabilidade, economista e administrador de empresas, só não concluiu o curso de Direito para não deixar a esposa sozinha em casa. “Eramos recém casados e eu tinha que viajar toda a noite até Espírito Santo do Pinhal. Eu chegava muito tarde. Acabei parando de estudar quando faltavam seis meses para terminar o curso”.
Os diplomas anteriores e a vontade de buscar um espaço renderam-lhe mais tarde um dos escritórios de contabilidade mais procurados de Araras. Hoje o Escritório Universal tem em sua carta de clientes 260 empresas, e para cuidar de toda a escrituração fiscal ou contábil desse grupo, ele conta com 18 funcionários.
Outras quatro empresas ainda fazem parte da rotina diária de Miqueira, que começa às 6 horas da manhã. Embora não interfira nas decisões dos sócios, ele se mostra interessado e atento, e acima de tudo acredita nessa sociedade. Na venda de materiais de construção atuam a Cimentex e a Salomão e Rimério. Já no ramo da construção de prédios ele possui com os irmãos, a Universal Empreendimentos Imobiliários e na área de loteamentos, em na sociedade com Nelson Soares, atua na Novo Tempo Empreendimentos.
Aliás, é essa mesma autonomia que ele empregava na Associação Atlética Ararense, onde concluiu mais um mandato como presidente, o terceiro. Sócio da Piscina há 32 anos ele já presidiu o clube há 12 anos e em maio de 2002 retornou ao posto sendo reeleito até abril de 2006, quando deixou o cargo.
Mas, se não bastassem todas as atividades, numa vida onde a família muitas vezes acaba ficando comprometida pelos desencontros, Miqueira é ainda um nome forte da política. Há 18 anos se filiou ao PTB. Já se elegeu vereador por quatro vezes e entre os anos de 95/96 e 97/98 presidiu a mesa da Câmara Municipal. Na penúltima eleição mudou de partido, não foi eleito e para o pleito de 2004 retornou para a sigla que segundo ele é um retrato fiel aos ideais que ele defende. “Educação, saúde e compromisso social são as nossas causas”, fala fazendo referência ao histórico nacional do PTB, que lutou pela hora extra e a criação do 13º salário.
Também corinthiano e apreciador de uma boa partida de bocha, Miqueira sempre se diz preparado para mais um campeonato. Ele já demonstrava o desejo de presidir a Câmara Municipal de Araras, mais uma vez, para os anos de 2007/2008.