O prefeito de Araras Nelson Dimas Brambilla esteve na noite de terça-feira (13) na Câmara Municipal para participar de uma reunião aberta com a Câmara-Jovem e com a juventude ararense. O chefe do Executivo falou com sobre o Pacto Pela Educação, ação da Prefeitura de Araras que visa melhorar o sistema de ensino no município.
A secretária de Educação, Elisabeth Cilindri e o secretário de Governo e Relações Institucionais, Eduardo de Moraes também participaram da reunião. Do Legislativo, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador Breno Cortella (PT) e o vereador Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT).
Brambilla iniciou sua fala comentando sobre sua preocupação com as condições desiguais na educação, já que geralmente existe diferença entre o ensino público e particular. “O Brasil é um dos poucos países em que a educação é feita em meio período. Em outros países, os jovens permanecem o dia todo na escola, e além do conteúdo pedagógico, também têm aulas de reforço e cidadania. A proposta é fazer um ensino integral em nossa cidade”, afirmou.
O prefeito explicou ainda que o Pacto Pela Educação só será possível com a ajuda dos alunos, pais, professores e sociedade. “Como não há espaço físico para comportar todos os alunos no período integral, a ideia é fazer parcerias com instituições, clubes de serviços, clubes sociais e igrejas para o desenvolvimento das demais atividades curriculares”, disse.
Brambilla contou que o programa também visa inserir no sistema de ensino a discussão de temas que promovam a cidadania, como Educação no Trânsito, Educação Sexual e Educação Ambiental.
A secretária de Educação comentou sobre os projetos desenvolvidos pela pasta e também sobre cursos de ensino superior que são oferecidos na Faculdade Municipal e na UAB (Universidade Aberta do Brasil).
Na sequência o presidente da Câmara-Jovem, João Victor Teixeira, abriu espaço para manifestação do público presente e dos vereadores-jovens. Houve participação de professores do município, de integrantes do Mopra (Movimento Populacional Revolucionário Ararense) e também membros do movimento do Hip Hop. Os vereadores-jovens fizeram questionamentos sobre o Conselho da Juventude, implantação do Passe Livre para estudantes e sobre o fortalecimento dos Grêmios Estudantis.
Para o presidente da Câmara-Jovem a participação do prefeito foi esclarecedora e mostrou o compromisso que a administração tem com a educação dos ararenses. “A sociedade vai ter um papel importante na transformação da educação. O prefeito pediu nossa ajuda para divulgar as oportunidades de ensino que já existem na cidade e ajudar na profissionalização dos jovens. A Câmara-Jovem também irá colaborar com ideias e cobrar ações da Prefeitura para construir uma educação melhor”, contou João Victor Teixeira.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Breno Cortella, saudou a Câmara-Jovem pela iniciativa de realizar a reunião. "Foi um importante diálogo, parabéns aos vereadores e vereadoras-jovens que estão colaborando com o município e preocupados com o desenvolvimento educacional da juventude", afirmou Breno.
Publicado em: 14/08/2013 21:16:00
Publicado por: Imprensa