Notícias da Câmara

Grevistas da Santa Casa se reúnem com vereadores

Os vereadores se reuniram na manhã desta quarta-feira (21) com funcionários da Santa Casa de Araras e integrantes do Sinsaúde (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Campinas e Região) para tratar da greve que completará uma semana. A reunião ocorreu a pedido do próprio sindicato que busca apoio do Legislativo para ajudar no diálogo com a administração do hospital.

Participaram da reunião o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT), vice-presidente Eder Muller (PSDC), os vereadores Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), Erinson Mercatelli (PSB), Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP) e Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT). Os vereadores Francisco Nucci Neto (PMDB), José Roberto Rimério – Miqueira (PTB), Marcelo de Oliveira (PRB), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS) foram representados pelas suas respectivas assessorias.

A presidente da sub-sede de Araras do Sinsaúde, Tereza Aparecida Mendes entregou aos parlamentares uma pauta de reivindicações. A categoria pede a manutenção do pagamento do adicional noturno com percentual de 60%, calculado sobre a jornada de trabalho das 18h às 6h; contratação de mais funcionários; efetivação de todos os técnicos de enfermagem registrados como auxiliar de enfermagem; jornada especial de trabalho de 12 x36 com três folgas mensais; fim da jornada de trabalho do período verpertino; concessão de duas folgas juntas aos finais de semana; jornada 12x36 aos finais de semana para empregados do laboratório; concessão do intervalo de descanso e alimentação, e caso haja a impossibilidade, fazer o pagamento das horas extras; fim do assédio moral praticados pelos superiores; pagamento dos salários até o 5ºdia útil.

Os funcionários também solicitam à Santa Casa o pagamento dos dias parados em decorrência do movimento grevista; não punição aos grevistas e a estabilidade provisória com garantia de emprego de 120 dias a todos os empregados que participaram do movimento.  Caso as reivindicações não sejam atendidas, o sindicato e movimento informaram que a greve será mantida.

Os funcionários estão em estado de greve desde quarta-feira, dia 14, e já saíram em passeatas em protesto contra a administração da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Araras que decidiu mudar o cálculo do adicional noturno, ocasionando a redução dos salários dos trabalhadores.

A presidente do Sinsaúde, Tereza Mendes disse aos vereadores que apesar da paralização tem ocorrido um revezamento de funcionários no hospital para realizar atendimentos de urgência e emergência.

“O diálogo tem sido difícil e nossas propostas não estão sendo aceitas. Por isso viemos pedir apoio da Câmara, pois queremos uma solução e que os funcionários retornem ao trabalho com a garantia de que não serão punidos”, disse a presidente do Sinsaúde.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Breno Cortella informou que um representante do sindicato fará a inscrição e falará na Tribuna Livre da próxima sessão ordinária. O presidente também está buscando marcar uma reunião dos parlamentares com a administração da Santa Casa.

Nesta quarta-feira (21) ocorrerá outra audiência na Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) entre representantes da Santa Casa de Araras, Sinsaúde e trabalhadores. No fim da tarde, às 17h o sindicato realizará uma assembleia geral.

Fotos

Legenda 1: Vereadores durante reunião com trabalhadores da Santa Casa e sindicato

Legenda 2: Presidente do Sinsaúde, Tereza Mendes entregou pauta de reivindicações para Câmara

Visualize fotos Visualize fotos