O juiz de Direito da 3ª Vara Cível e juiz coordenador do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) da Comarca de Araras, Dr. Antonio Cesar Hildebrand e Silva participou da Tribuna Livre da Câmara na 32ª Sessão Ordinária. O juiz comentou sobre os benefícios do Cejusc para os munícipes.
O magistrado foi convidado pelo presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT) e pelo vereador Marcelo de Oliveira (PRB). Antes do início da sessão todos os parlamentares recepcionaram o juiz Hildebrand e Silva.
Antonio Cesar Hildebrand e Silva contou inicialmente sobre a criação do Cejusc, que surgiu por meio de uma parceria entre o Centro Universitário de Araras “Edmundo Ulson” - Unar e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Segundo o coordenador do Centro, o objetivo é facilitar o acesso da população a justiça, sem a necessidade de um processo judicial.
O Cejusc atende demandas nas áreas cível (contratos bancários; contratos de locação; serviços de água, luz e telefonia; questões relativas a direito do consumidor) e de família (divórcio, separação, alimentos, guarda, visitas), entre outros. O setor também presta serviços de atendimento e orientação ao cidadão sobre os mais diversos problemas jurídicos
O juiz informou que o Centro conta com conciliadores e mediadores, que exercem uma função muito importante de fazer as pessoas dialogarem sobre os problemas. “Esse processo é uma tendência e os números mostram que é eficiente. A intenção do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) é criar a cultura do acordo e a tentativa de conciliação”, disse Hildebrand.
O coordenador do Cejusc ressaltou ainda que o trabalho tem tido um resultado muito favorável em Araras e que muitos problemas foram resolvidos de maneira pacífica. O Cejusc completou recentemente um ano de funcionamento.
Publicado em: 10/09/2013 17:11:00
Publicado por: Imprensa