Notícias

Notícias da Câmara



Sessões recomeçam nesta segunda-feira

A 3ª Sessão Legislativa da 14ª Legislatura da Câmara Municipal de Araras será aberta oficialmente na próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro, a partir das oito horas da noite, com a realização da 1ª Sessão Ordinária de 2007. O recesso de 45 dias terminou no dia 31 de janeiro, mas neste período, desde o dia 16 de dezembro, o atendimento aos munícipes aconteceu normalmente durante o expediente da Câmara de Araras. Vereadores e assessores não deixaram de comparecer.
Na pauta da sessão, já em fase de elaboração, devem estar a leitura de novos projetos propostos pelos vereadores durante o recesso e projetos vindos do Poder Executivo.
A diferença entre os dois primeiros anos desta Legislatura e os próximos é a troca da Mesa Diretora. A partir de agora as sessões passam a ser presididas pelo vereador José Roberto Rimério, o Miqueira (PTB), eleito presidente da Câmara de Araras na madrugada de 12 de dezembro, logo após a última sessão ordinária de 2006. Ele vai substituir o vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) que esteve à frente dos trabalhos no primeiro biênio da Legislatura.
Na mesa também estarão o enfermeiro Nelson Barbosa, vereador pelo PSB, como secretário, e Marcelo de Oliveira, do PMDB, eleito na chapa como vice-presidente. Tem ainda o vereador petista Breno Cortella, como suplente de secretário.
 
Mudanças
            Com o novo presidente os cargos comissionados poderiam ser trocados. No entanto o vereador Miqueira optou por manter a mesma equipe que trabalhou com o vereador Maretto nos dois primeiros anos da Legislatura.
A única mudança fica pela transferência de cargo do advogado Jorge Aguiar Filho, antes secretário jurídico, agora na função de coordenador jurídico. Enquanto isso, para a Secretaria Jurídica foi chamado o advogado Norival Vieira, que já trabalhou com Miqueira quando este foi presidente da Câmara por outras vezes.
 
Desafios
            Administrar o orçamento enxuto da Câmara Municipal de Araras é sempre um desafio para qualquer vereador que a preside. O Poder Legislativo terá, para todas as suas atividades, R$ 2.294.000,00, o que agora corresponde a 1,28% do orçamento da cidade de Araras. Parte desta verba já está comprometida com as obras para conter as goteiras constantes desde o mês de dezembro quando iniciou a temporada de chuvas.
“Vai ser inevitável fazer esse reparo. Só não fizemos durante o recesso porque ainda não tivemos um período de trégua das chuvas”, explica Miqueira.
No pavimento superior tem infiltrações no corredor central e em algumas salas. Até mesmo o plenário foi atingido. No final do ano passado, na última sessão, um dos vereadores precisou deixar sua mesa para não ser pego pelas gotas de água.
Mas 2007 começa a ser marcado pela corrida rumo à Prefeitura. Em 2008 tem novas eleições. Vereadores já pensam na reeleição e também na possibilidade de se candidatarem a prefeito. Paralela à movimentação interna da Câmara de Araras outros nomes surgem e devem ocupar a atenção do Legislativo. “Isso apenas não pode atrapalhar o andamento dos nossos trabalhos. É preciso entender que hoje somos vereadores e que o futuro político depende das nossas ações de hoje”, enfatiza o presidente.
De acordo com Miqueira sua gestão vai ser marcada pelo diálogo interno entre vereadores e também entre os colaboradores da Câmara. “É a terceira vez que presido o Legislativo. Tenho certeza que o meu trabalho no passado é responsável por essa nova oportunidade que tenho”, conclui.
Visualize fotos Visualize fotos




Publicado em: 02/02/2007 09:09:00

Publicado por: Imprensa