Notícias

Notícias da Câmara



Lei proíbe cigarros em restaurantes e postos de saúde

Na Franca a medida foi mais radical. O mês de fevereiro começou uma verdadeira guerra contra o tabaco, declarada pelo presidente Jacques Chirac. Depois da subida crescente nos preços dos maços de cigarros, agora é proibido fumar em todos os locais públicos, escolas, hospitais e empresas privadas. A solução é só uma, fumar na rua, faça frio ou faça chuva.
Em Araras os vereadores também aprovaram uma alteração no Código de Posturas do Município sobre o mesmo assunto. Na cidade só será permitido fumar em restaurantes e postos de saúde desde que haja espaço reservado para fumantes. A proposta é do vereador Nelson Barbosa (PSB), atual secretário da Câmara de Araras.
Estes dois espaços não eram contemplados no artigo 25 do referido código, que antes tinha em sua redação a proibição de “fumar em estabelecimentos públicos fechados, onde for obrigatório o trânsito ou a permanência de pessoas, assim considerados, entre outros: elevadores, transportes coletivos municipais, auditórios, hospitais, escolas de 1º e 2º graus, postos de gasolina, garagens e depósito de fácil combustão”.
De acordo com o vereador Nelson Barbosa o objetivo dessa mudança é garantir um ambiente mais saudável às pessoas freqüentadoras desses locais. “É incoerente uma pessoa fazer uso do cigarro num local onde se vai para cuidar da saúde. E também é falta de educação e higiene fumar onde outros estão fazendo sua refeição”, declara.
Nelsinho espera que os próprios fiscais para o cumprimento da lei seja a população. “Entendo que esse vai passar a ser um direito adquirido do cidadão de Araras e ele deve exigir pelo seu cumprimento quando se sentir incomodado”, conclui o vereador.
Visualize fotos




Publicado em: 07/02/2007 10:07:00

Publicado por: Imprensa