Notícias

Notícias da Câmara



Câmara Jovem realiza nesta terça 9ª sessão ordinária

Os 11 vereadores que integram a Câmara Jovem de Araras se encontram nesta terça-feira para a 9ª reunião ordinária desta 5ª legislatura. Esta vai ser a penúltima reunião do grupo. No final de março uma nova turma de estudantes do ensino médio será empossada.
Na pauta, com horário previsto para a ser cumprida a partir das 15 horas, está a presença do vereador Pedrinho Eliseu (PFL) que deverá falar sobre o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) lançado pelo Governo Federal, sobre as eleições da mesa na Câmara e no Senado, e as expectativas para a troca ministerial.
Várias moções estão previstas para serem entregues. Entre os homenageados estão os apresentador Luiz Ceará e René Marcelo, que diariamente comandam o Rede Família Esportes, pela Rede Família de Televisão (Em Araras canal 43). Também serão agraciados o restaurante Beliscão, o vereador José Roberto Rimério – Miqueira (PTB), atual presidente da Câmara de Araras, e a proprietária da revista Expressão Márcia Cunha.
Desta vez os vereadores jovens aguardam a participação no plenário de 70 alunos da Escola Estadual “Profª Judith Ferrão Legaspe”.
O projeto Câmara Jovem foi criado pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) quando ele também exercia a presidência na Legislatura passada e destina-se aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de esclarecer os estudantes sobre os procedimentos usados para a elaboração de uma lei sobre a fiscalização do município.
Na prática, a Câmara Jovem segue os mesmos moldes da Câmara oficial, com vereadores eleitos, sessões ordinárias e possibilidade de elaboração de indicações e moções. Os jovens vereadores só não podem interferir na legislação municipal através de votações, mas podem indicar ao Executivo e à própria Câmara a criação de leis que possam vir a beneficiar o município. O mandato é pelo prazo de um ano com dois recessos que devem coincidir com as férias escolares.
O projeto foi inspirado no Parlamento Jovem Paulista e no caso de Araras as escolas estaduais ou de ensino privado, e entidades participantes, indicam três jovens, sendo um titular e dois suplentes. A forma de escolha dentro da unidade de ensino fica a critério de cada escola e o número de vereadores deve ser sempre igual ao número de Vereadores da Câmara Municipal de Araras.




Publicado em: 12/02/2007 10:20:00

Publicado por: Imprensa