Preocupação. Sua fala calma e determinada mostram um ser humano engajado com o desenvolvimento da cidade onde vive, do país e porque não do mundo? Ele viaja. Colhe informações de qualquer experiência que a vida lhe oferece. É assim que se apresenta Antonio Carlos Assumpção, ou Dr. Caio, como é conhecido, um homem que pensa para frente. Que vive mais para os outros do que para si.
Na profissão que escolheu já é assim. Caio é Cardiologista e Intensivista, graduado pela Faculdade de Medicina de Itajubá, em Minas Gerais. Fez residência em vários hospitais de renome e se especializou em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira e em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. O mestrado em Cardiologia foi cumprido junto à Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). E atualmente se dedica à busca do título de Doutorado em Cardiologia.
Títulos na teoria, prática bem feita. Assim se pode resumir essa atuação. Dr Caio foi diretor clínico da Santa Casa de Araras entre os anos de 2004 e 2005, e no mesmo período presidiu a regional Araras da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.
Ao lado de outros profissionais da Cardiologia fundou a Cardius – Sistema Integrado de Cardiologia de Araras. É médico-diretor de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde de Araras, diretor técnico da Santa Casa de Araras, membro da Comissão de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Araras, presidente da Comissão Ética da Santa Casa de Araras, diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – regional de Araras, responsável pelo serviço de Marcapasso dos hospitais Unimed e da Santa Casa de Araras.
Com todas essas atuações, Dr. Caio trouxe, ao longo dos últimos 12 anos, avanços para a área da saúde até a transformação de Araras num Centro de Referência em Atendimento de Alta Complexidade.
Se não bastasse tudo isso, o filho do senhor Nelson Assumpção e de dona Maria de Lourdes Degaspe Assumpção, sentiu a necessidade de ser vereador. E logo na primeira campanha que disputou, em 1999, foi eleito pelo PL para os quatro anos seguintes.
Logo no primeiro mandato foi presidente da Comissão de Saúde e Educação por dois anos, relator da Comissão de Justiça e Redação, líder da bancada do PL e presidente do partido em Araras.
Sempre ponderado, Dr. Caio ficou conhecido por discursos calmos, mas se necessário enérgicos em seu conteúdo. Não admite injustiça e trabalha segundo os conceitos que nortearam sua educação. Talvez estejam aí os motivos que levaram o povo a creditar a ele mais um mandato. Foi reeleito para os anos de 2005 a 2008.
Como vereador teve aprovada a lei que garantiu melhorias e maior aproveitamento do aeroporto municipal, em novembro de 2001. É dele também a lei de maio de 2002 que estabelece critérios para o plantio de árvores na cidade.
Boas idéias, capaz de realizar, com objetivos claros, correto, honesto, apaixonado e comprometido com Araras. Esse é Dr. Caio Assumpção, marido da também médica Rejane Framil Assumpção, e pai de Caio e Felipe.
* Texto feito pela Assessoria de Comunicação para a apresentação do perfil do vereador no site oficial da Câmara de Araras