O vereador José Roberto Rimério – Miqueira (PTB) foi homenageado pelos vereadores da Câmara Jovem de Araras por ter assumido, pela terceira vez, a presidência da Câmara Municipal de Araras. A homenagem aconteceu durante a nona sessão ordinária desta 5ª legislatura dos “vereadores mirins”. Foi a penúltima reunião do grupo. No final de março uma nova turma de estudantes do ensino médio será empossada.
Ao agradecer a homenagem o vereador salientou que a Câmara Jovem de Araras é um exemplo para outras câmaras da região e até mais distantes. “Constantemente, na presidência do meu antecessor, o vereador Maretto, várias outras Câmaras entraram em contato conosco para saber sobre o funcionamento da Câmara Jovem que é um exemplo de atuação. Nesses poucos dias que estou na presidência eu também recebi alguns contatos e encaminhei aos responsáveis pelo programa para que passassem a devida orientação. Vejam então que vocês são mais um motivo de orgulho para a nossa cidade. Vocês ajudam a divulgar o nosso Poder Legislativo”, disse Miqueira.
Os vereadores também homenagearam os apresentadores Luiz Ceará e René Marcelo, que diariamente comandam o Rede Família Esportes, pela Rede Família de Televisão (Em Araras canal 43).
No microfone Ceará lembrou dos 35 anos em que o pai trabalhou como faxineiro na Câmara de Campinas. “Foi durante esse período, nessa convivência, que passei a conhecer e respeitar o trabalho de uma Câmara”.
A sessão contou ainda com a participação do vereador Pedrinho Eliseu (PFL) na Palavra Livre, que respondeu perguntas dos vereadores jovens sobre a atual conjuntura política. Do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) à nova composição do Congresso Nacional. Toda a sessão foi acompanhada por 70 alunos da Escola Estadual “Profª Judith Ferrão Legaspe”.
Histórico
O projeto Câmara Jovem foi criado pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) quando ele também exercia a presidência na Legislatura passada e destina-se aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de esclarecer os estudantes sobre os procedimentos usados para a elaboração de uma lei sobre a fiscalização do município.
Na prática, a Câmara Jovem segue os mesmos moldes da Câmara oficial, com vereadores eleitos, sessões ordinárias e possibilidade de elaboração de indicações e moções. Os jovens vereadores só não podem interferir na legislação municipal através de votações, mas podem indicar ao Executivo e à própria Câmara a criação de leis que possam vir a beneficiar o município. O mandato é pelo prazo de um ano com dois recessos que devem coincidir com as férias escolares.
O projeto foi inspirado no Parlamento Jovem Paulista e no caso de Araras as escolas estaduais ou de ensino privado, e entidades participantes, indicam três jovens, sendo um titular e dois suplentes. A forma de escolha dentro da unidade de ensino fica a critério de cada escola e o número de vereadores deve ser sempre igual ao número de Vereadores da Câmara Municipal de Araras.