Notícias

Notícias da Câmara



Começa renovação da Câmara Jovem

            Os trabalhos da 5ª Legislatura da Câmara Jovem estão chegando ao fim. Durante o período de um ano 11 estudantes, todos do ensino médio de diversas escolas de Araras, tiveram a oportunidade de conviver com os vereadores da Câmara Municipal e vivenciar as atividades do Poder Legislativo. Iniciá-los nos conhecimentos políticos, tornando-os conscientes sobre a importância do assunto, é o principal objetivo do programa.
            Esta Legislatura termina no próximo dia 23 de março quando uma nova turma será diplomada e tomará posse em cerimônia marcada para iniciar às 10 horas, no Plenário “Vereador Bruno Moisés Batistella”, da Câmara Municipal de Araras.
            Antes disso, uma seqüência de atividades envolve os novos vereadores, que ainda estão em processo de escolha pela escolas da cidade que começaram enviar as correspondências com o nome dos eleitos, sendo um titular e dois suplentes.
A mudança para a 6ª Legislatura é a saída da Aehda (Associação de Educação do Homem de Amanhã) em função do horário das sessões ordinárias da Câmara Jovem. Conforme o regimento toda primeira terça-feira de cada mês, às 15 horas. “Isso compromete a participação efetiva de um representante da Aehda porque nesse horário eles estão cumprindo estágio ou treinamento”, declara a vereadora jovem Raquel Abdala, que exerce a função de secretária e é responsável pelo controle da freqüência. Com consentimento da entidade foi convidada a integrar o quadro das escolas que participam do projeto a Escola Estadual “Ignácio Zurita Junior”.
Para o dia 15 de março, definidos os participantes, às 16 horas, acontece uma reunião que deve ter a presença dos diretores, ou coordenadores responsáveis pelo programa em casa escola, além dos vereadores jovens escolhidos e seus suplentes. É nessa reunião que todos deverão assinar o termo de responsabilidade de adesão ao Câmara Jovem.
            No dia seguinte, 16 de março, também às 16 horas, a reunião será apenas com os vereadores jovens para a explicação das funções e a entrega do Regimento Interno da Câmara Jovem. A eleição da mesa diretora, com a escolha do presidente, vice-presidente, 1º secretário e suplente de secretário, acontece no dia 21 de março, às 15 horas.
 
Objetivos
O projeto Câmara Jovem foi criado pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) quando ele exercia a presidência na Legislatura passada e destina-se aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de esclarecer os estudantes sobre os procedimentos usados para a elaboração de uma lei sobre a fiscalização do município.
Na prática, a Câmara Jovem segue os mesmos moldes da Câmara oficial, com vereadores eleitos, sessões ordinárias e possibilidade de elaboração de indicações e moções. Os jovens vereadores só não podem interferir na legislação municipal através de votações, mas podem indicar ao Executivo e à própria Câmara a criação de leis que possam vir a beneficiar o município. O mandato é pelo prazo de um ano com dois recessos que devem coincidir com as férias escolares.
A inspiração veio do Parlamento Jovem Paulista e no caso de Araras as escolas estaduais ou de ensino privado, e entidades participantes, indicam três jovens, sendo um titular e dois suplentes. A forma de escolha dentro da unidade de ensino fica a critério de cada escola e o número de vereadores deve ser sempre igual ao número de Vereadores da Câmara Municipal de Araras.
O hoje vereador Breno Zanoni Cortella (PT) foi o primeiro presidente da Câmara Jovem e considera essa experiência como fundamental para sua iniciação política. “É uma oportunidade que ajuda a enxergar os trâmites dentro de uma administração pública. Espero que todos saibam aproveitar, mesmo que não seja para seguir como político, mas é importante como cidadão”, completa.
 
Renovação
O atual presidente da Câmara Jovem, Mario Corrochel Neto, permaneceu dois anos como vereador jovem e os mesmos dois anos como presidente. Prestes a ingressar em um curso universitário, quer se dedicar ainda mais aos estudos, fator que o leva a deixar a vivência da Câmara Municipal. Ao sair ele diz que os novos vereadores jovens sejam participativos e preocupados com a cidade de Araras. Uma dica que ele oferece é a necessidade de um grande elo de ligação com vereador jovem e sua escola. “Dessa forma é possível encaminhar as reivindicações dos estudantes de toda a comunidade escolar para as sessões da Câmara Jovem”, explica.
Freqüentar as sessões da Câmara Municipal de Araras, além de acompanhar os noticiários do município são outras características básicas para um bom mandato.
            Nesses últimos 12 meses foram muitas as conquistas da Câmara Jovem de Araras, principalmente através de indicações atendidas pelo Executivo Municipal. Entre os exemplos estão a implantação do Cursinho Pré Vestibular Gratuito. “Acredito que 2006 foi um ano em que as sessões da Câmara Jovem foram palco de discussões de alto nível e fizeram com que o Projeto Câmara Jovem se firmasse como um órgão voltado para o pleno exercício da cidadania”, conclui Mário Corrochel.
 
Critérios para participar da Câmara Jovem
  • Ter idade entre 16 e 18 anos e estudar em uma das unidades de ensino que participam do projeto;
  • Escolher um dos cinco partidos que deverão ser representados na Câmara Jovem: Educação, Saúde, Ecologia, Economia e Direitos Humanos;
  • Ter disponibilidade para participar de uma sessão mensal (atualmente às terças-feiras, a primeira do mês, às 15 horas);
  • Ser participativo, comunicativo e preocupado com as questões que envolvem os interesses da coletividade.
 
Escolas participantes da 6ª Legislatura
  • Escola Vicente Ferreira dos Santos
  • Escola Técnica Alberto Feres
  • Escola Carlota de Souza Rodini
  • Escola Técnica de Comércio de Araras
  • Colégio COC
  • Escola Dr. Cesário Coimbra
  • Escola Yolanda Salles Cabianca
  • Colégio Anglo
  • Escola Ignácio Zurita Junior
  • Insa
  • Escola Judith Ferrão Legaspe
Visualize fotos Visualize fotos




Publicado em: 02/03/2007 12:32:00

Publicado por: Imprensa