O vereador Breno Cortella (PT) encaminhou anteontem (07) projeto de resolução que cria sessão solene da Câmara Municipal em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A sessão deverá ocorrer anualmente no dia 8 de março ou nos cinco dias anteriores a data.
A sessão contará com a presença de convidadas que farão reflexões sobre o dia comemorativo. Segundo a justificativa do projeto, a sessão tem o objetivo contribuir com aos debates sobre a situação da mulher na sociedade.
A proposta prevê ainda homenagens às mulheres que se destacam em Araras pelo seu trabalho por uma sociedade mais justa e igualitária à mulher. “A Câmara precisa participar formalmente dessa data e dar sua contribuição a luta das mulheres”, afirmou o vereador Breno.
O projeto destaca que essa data foi construída por mobilizações das mulheres trabalhadoras ao longo do século XX. Relembra as operárias têxteis de Nova Iorque que lutaram por melhores condições de trabalho no ano de 1857, a mobilização das mulheres em muitos países pelo direito ao voto e a ação autônoma das operárias russas que desencadearam a Revolução saindo às ruas contra a fome, a guerra e a tirania.
No Brasil, a luta das mulheres por seus direitos também é histórica. Mulheres passaram a reivindicar salário maternidade, direito ao voto, aposentadoria às agricultoras e às donas de casa, reforma agrária, políticas de saúde, de educação, de lazer etc.
O projeto seguirá para análise jurídica e das comissões permanentes da Câmara. Depois, se aprovado, a primeira sessão solene ocorrerá em 2008.