Notícias

Notícias da Câmara



Escola do Campo, Rotary Alvorada e Fanfalata recebem Prêmio “Cidade das Árvores”

A Câmara Municipal de Araras realizou na quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a 4ª edição do Prêmio “Cidade das Árvores” de Preservação Ambiental. Durante a solenidade foi entregue a medalha para os três premiados selecionados pela comissão instituída para o evento.

Os premiados deste ano foram a EMEIEF “Ivan Inácio de Oliveira Zurita” - Escola do Campo, o clube de serviço Rotary Araras Alvorada e o professor Rubens Aparecido Antônio de Lima.

A mesa da cerimônia foi composta pelo presidente do Legislativo, Breno Cortella (PT), pelo secretário de Governo e Relações Institucionais, Eduardo de Moraes e pelo vereador Marcelo de Oliveira (PRB) e vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), membros da comissão avaliadora e o vereador Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS).

O evento contou também com a presença dos demais membros da comissão avaliadora, o diretor da Divisão de Saneamento do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras), Haroldo Domingos Mazon, o presidente do Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) Wanderleim Geraldo Júnior e a professora e educadora ambiental Geisy Graziela Magri Bortolucci.

Durante a cerimônia o público conferiu a apresentação do grupo Fanfalata do projeto "Bem me Quer", exposição da Polícia Ambiental, além receber mudas nativas e frutíferas cultivadas no Centro Ambiental "Sergio Ieda" da Aehda (Associação de Educação do Homem de Amanhã de Araras), parceria com o projeto “Meninos Ecológicos” da Elektro.

 O vereador Marcelo de Oliveira e o presidente do Comdema entregaram medalha à presidente do Rotary Araras Alvorada, Leila do Nascimento Chiarinotti. O clube desenvolve o projeto “Lacres Solidários”, que tem por objetivo arrecadar lacres de latinhas de alumínio para aquisições de cadeiras de rodas. Desde 2011 o Rotary desenvolve o projeto que já conseguiu doar setes cadeiras para entidades assistenciais.  Para cada cadeira de rodas, são necessárias 140 garrafas pet de lacres de alumínio.

A presidente do Rotary ressaltou o quanto o trabalho realizado pelo clube tem sido gratificante. “Temos inúmeros projetos e realizamos vários eventos e ações com a intenção de ajudar cada vez mais as entidades necessitadas”, afirmou.

A vereadora Anete Casagrande e o diretor do Saema entregaram medalha para a diretora da EMEIEF “Ivan Inácio de Oliveira Zurita” (Escola do Campo), Rosana Siviero Baptista. A Escola do Campo apresentou projeto desenvolvido por meio do Programa Mais Educação, o qual promove a Eco Horta, que tem por objetivo a implantação da horta como espaço educador e sustentável que estimule a incorporação, a percepção e a valorização da dimensão educativa a partir do meio ambiente.

Dentre outras atividades, o projeto utiliza materiais recicláveis para plantio de mudas, como palets, caixas plásticas, cavaletes, garrafas pet, canos de pvc, entre outros materiais. Além do aproveitamento desses materiais, o projeto também fomenta a plantação e cultivo de ervas medicinais, ensinando como utilizá-las, além de produção de frutas, verduras e hortaliças para o consumo dos próprios estudantes. O programa ainda incentiva a agricultura orgânica, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos e como preparar uma composteira doméstica.

A diretora agradeceu o reconhecimento e contou sobre a experiência do alunos a partir do contato com a horta. “Acreditamos que a partir da horta, o estudante tem garantida a possiblidade de aprender a plantar, acompanhar o crescimento de uma planta, transplantar mudas, regar, cuidar, colher e degustar. Isso altera a relação do ambiente em que eles vivem, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza”, completou. 

O presidente da Câmara, o secretário de Governo e o vereador Du Segurança entregaram medalha ao professor Rubens de Lima. O professor apresentou o projeto “Música e Sustentabilidade: Mãos na Lata – Fanfalata”.

 Com a intenção de desenvolver a capacidade auditiva, coordenação motora e a criatividade dos jovens, o professor criou no ano de 2000 a Fanfalata, que inicialmente foi desenvolvida na EMEIEF Profª Maria Zélia Martins Pereira (Caic) e depois se expandiu para outras instituições de ensino. Os materiais reutilizados são originários de sucatas, ou seja, latas de diversos tamanhos, bambus, galões plásticos, pedações de couro, entre outros.

Rubens de Lima agradeceu o reconhecimento da Câmara, o apoio do projeto “Bem me Quer” e colaboradores. “Só tenho que agradecer as estas crianças pelo empenho nos ensaios e pela belíssima apresentação que fizeram hoje. Peço que as pessoas continuem prestigiando o trabalho para dar continuidade ao projeto”, declarou.

Os três vencedores receberam a medalha que simboliza o Prêmio “Cidade das Árvores”, a qual faz referência a palmeira macaúba, plantada na primeira Festa das Árvores em Araras, evento realizado em 7 de junho de 1902.

 A premiação foi instituída pelo decreto legislativo n° 6, de 9 de setembro de 2009, de autoria do vereador Breno Cortella (PT), atual presidente da Câmara. A proposta do prêmio é homenagear aqueles que se empenham na educação, conscientização, preservação, proteção e recuperação do meio ambiente de Araras.

O presidente da Câmara destacou em seu pronunciamento a tarefa difícil que a comissão teve em escolher os vencedores nesta edição. “Recebemos muitos projetos e sem dúvida os projetos vencedores mereceram o prêmio por desenvolveram ações significativas de caráter social, educativo e ambiental.  Com esse prêmio esperamos que anualmente possamos nos espelhar nos exemplos daqueles que atuam nesta área e que nossa cidade seja um exemplo de sustentabilidade ambiental”, finalizou. 

 

Fotos

 

Legenda 1: Os premiados na 4ª Edição do Prêmio Cidade das Árvores: professor Rubens de Lima, presidente do Rotary Leila Chiarinotti e a direta da Escola do Campo, Rosana Baptista.

 

Legenda 2 e 3: Cerimônia contou com apresentação de crianças fazem parte do grupo Fanfalata do projeto “Bem me quer”. 

 

Legenda 4: Polícia Ambiental montou exposição de animais no pátio da Câmara

 

Legenda 5: Projeto Meninos Ecológicos realizou entrega de mudas no evento

 

Créditos: Vinícios Franzoni/CMA 

Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos




Publicado em: 06/06/2014 14:52:00

Publicado por: Imprensa