Notícias

Notícias da Câmara



Definidos nomes da nova Câmara Jovem

            Com a assinatura do termo de compromisso, em reunião fechada na tarde de quinta-feira (15 de março), foram oficializados os nomes dos 11 novos vereadores que irão compor a 6ª Legislatura da Câmara Jovem de Araras. Estiveram presentes os responsáveis pelo projeto em cada uma das escolas, os 11 alunos titulares e mais os 11 suplentes.
            “Essa reunião foi fechada porque apenas com a assinatura do termo de adesão podemos oficializar a participação de cada escola e de cada estudante”, explica Walter Castilho, assistente legislativo responsável pela parte burocrática da Câmara Jovem de Araras.
            A posse desta nova turma acontece na sexta-feira, 23 de março, véspera do aniversário de 136 anos de emancipação política da cidade de Araras. A cerimônia está marcada para às 10 horas, no plenário “Vereador Bruno Moisés Batistella”, da Câmara de Araras, e deverá conta com a presença de autoridades, professores das escolas envolvidas, familiares dos vereadores jovens e outros convidados.
            Nesta sexta-feira (16 de março), os novos integrantes foram convidados para participar de uma reunião presida pela atual composição da Câmara Jovem. O objetivo, de acordo com o vereador presidente Mário Corrochel Neto, foi explicar os trâmites do trabalho. Uma nova reunião acontece na próxima quarta-feira, às 15 horas. Desta vez será escolhida a mesa diretora da próxima Legislatura.
 
Composição
            Com exceção da Escola Técnica de Comércio de Araras (Colégio ETCA), todas as outras unidades renovaram seus participantes. Leandro Eduardo Cerbi, vice-presidente da Câmara Jovem, continua no projeto e já anunciou a pretensão de concorrer à presidência.
A mudança para a 6ª Legislatura é a saída da Aehda (Associação de Educação do Homem de Amanhã) em função do horário das sessões ordinárias da Câmara Jovem. Conforme o regimento toda primeira terça-feira de cada mês, às 15 horas. “Isso compromete a participação efetiva de um representante da Aehda porque nesse horário eles estão cumprindo estágio ou treinamento”, declara a vereadora jovem Raquel Abdala, que exerce a função de secretária e é responsável pelo controle da freqüência. Com consentimento da entidade foi convidada a integrar o quadro das escolas que participam do projeto a Escola Estadual “Ignácio Zurita Junior”, que resolveu, além do vereador titular, indicar mais três suplentes, embora apenas um seja necessário.
A Escola Estadual “Yolanda Salles Cabianca” também optou por não participar do projeto no próximo mandato. Quem substitui são os vereadores já escolhidos pela Escola Estadual “Maria Rosa Nucci Pacífico Homem”, que também nomeou mais três suplentes.
           
O projeto
            O projeto Câmara Jovem foi criado pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) quando ele exercia a presidência na Legislatura passada e destina-se aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de esclarecer os estudantes sobre os procedimentos usados para a elaboração de uma lei sobre a fiscalização do município.
Na prática, a Câmara Jovem segue os mesmos moldes da Câmara oficial, com vereadores eleitos, sessões ordinárias e possibilidade de elaboração de indicações e moções. Os jovens vereadores só não podem interferir na legislação municipal através de votações, mas podem indicar ao Executivo e à própria Câmara a criação de leis que possam vir a beneficiar o município. O mandato é pelo prazo de um ano com dois recessos que devem coincidir com as férias escolares.
A inspiração veio do Parlamento Jovem Paulista e no caso de Araras as escolas estaduais ou de ensino privado, e entidades participantes, indicam três jovens, sendo um titular e dois suplentes. A forma de escolha dentro da unidade de ensino fica a critério de cada escola e o número de vereadores deve ser sempre igual ao número de Vereadores da Câmara Municipal de Araras.
 
Critérios para participar da Câmara Jovem
  • Ter idade entre 16 e 18 anos e estudar em uma das unidades de ensino que participam do projeto;
  • Escolher um dos cinco partidos que deverão ser representados na Câmara Jovem: Educação, Saúde, Ecologia, Economia e Direitos Humanos;
  • Ter disponibilidade para participar de uma sessão mensal (atualmente às terças-feiras, a primeira do mês, às 15 horas);
  • Ser participativo, comunicativo e preocupado com as questões que envolvem os interesses da coletividade.
 
Nova composição da Câmara Jovem – 6ª Legislatura
E.E. Prof. Vicente Ferreira dos Santos:
Vereador Jovem: Moisés Dirceu Megiato
Suplente: Luiz Henrique Costa de Oliveira
 
Escola Técnica Prefeito Alberto Feres:
Vereador Jovem: Douglas Felipe dos Santos
Suplente: Paulo Henrique da Silva Trova
 
E.E. Carlota F.S. Rodini:
Vereador Jovem: Maiara Cristine da Silva
Suplente: Amanda Camila Paulon
 
Colégio ETCA:
Vereador Jovem: Leandro Eduardo Cerbi
Suplente: Michel Moreno
 
Colégio COC:
Vereador Jovem: Marina Merlo Marçola
Suplente: Aline Cristina Theodoro
 
E.E. Dr. Cesário Coimbra:
Vereador Jovem: Renata Lidiany Vieira
Suplente: Bruna Rafaela Purificação dos Santos
 
Escola Zurita:
Vereadora Jovem: Maicon Benedito Bianco
1º Suplente: Luiz Fernando Castilho Serafine
2º Suplente: Aristides Geroge Trindade da Silva
3º Suplente: Rafael Cândido
 
Colégio Anglo:
Vereador Jovem: Caio Gregório Oliveira Bertolini
Suplente: Pedro Ventorini Vasconcelos
 
E.E. Maria Rosa N. P. Homem:
Vereadora Jovem: Elizandra Cristina Francisco
1º Suplente: Aline Andrade
2º Suplente: Natania Aparecida dos Santos
3º Suplente: João Carlos de Jesus
 
INSA – Instituto Nossa Senhora Auxiliadora:
Vereadora Jovem: Lara Nice Panarelli
Suplente: Tiago Ribeiro dos Anjos
 
E.E. Profª. Judith Ferrão Legaspe:
Vereador Jovem: Juliano Aparecido dos Santos
Suplente: Quézia S. Santos
Visualize fotos




Publicado em: 16/03/2007 17:10:00

Publicado por: Imprensa