O médico e coordenador do Samu, Dr. Rodrigo Mucio Bandeira Vilela, participou da Tribuna Livre da 19ª Sessão Ordinária para falar sobre a regionalização do serviço. O Samu Regional Araras “Gastão Scanavini”, que será inaugurado neste sábado (14), às 9h30, centralizará o atendimento das chamadas telefônicas da cidade e também de Leme, Pirassununga e Conchal, por meio da Central de Regulação.
Vilela contou incialmente sobre a história do serviço de atendimento pré-hospitalar, desde a criação do projeto no Brasil em 1989. Em Araras, o Samu existe desde 2001.
O médico explicou como irá funcionar o atendimento nas cidades com a regionalização do serviço. “Araras atuará como base para os atendimentos, será o centro de controle do sistema de urgência e emergência, porém cada cidade terá sua própria unidade, com viaturas e equipes de profissionais para realizar o atendimento às ocorrências locais”, completou o coordenador.
Vilela contou que das oito viaturas que serão destinadas para atendimento da região, três delas permanecerão somente em Araras. Além disso, a base de Araras passa a ter dois médicos em regime de plantão 24h no Samu. Um deles ficará no atendimento telefônico e o outro, à disposição para atender as ocorrências que necessitarem deste tipo de intervenção. “Caberá ao médico avaliar a situação e destinar a equipe correta ao local da ocorrência, de acordo com a gravidade do caso”, disse.
Segundo o coordenador, com a regionalização o município dará um grande salto no quesito de atendimento pré-hospitalar. “Com o implemento de equipamentos e de profissionais, garantidos pelos recursos federais, a qualidade do atendimento será constatada daqui a alguns anos, quando aumentar a quantidade de pessoas que chegarão com vida aos hospitais”, acrescentou.
Publicado em: 10/06/2014 15:27:00
Publicado por: Imprensa