Notícias

Notícias da Câmara



Mesa Diretora da Câmara Jovem será eleita na 4ª feira

            Os 11 novos vereadores jovens que serão diplomados e empossados na próxima sexta-feira irão eleger nesta quarta-feira, 21 de março, os componentes da mesa diretora para o mandato de um ano da 6ª legislatura.A reunião acontece às 15 horas, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, na Câmara de Araras.
            Todos poderão candidatar-se aos cargos de presidente, vice-presidente, secretário e suplente de secretário. Durante a 4ª e 5ª Legislatura, o vereador Mário Corrochel Neto exerceu a função.
            Na última semana os 11 alunos que participarão como titulares do projeto e também seus suplentes, assinaram o tempo de compromisso. Também estiveram presentes os responsáveis pelo projeto em cada uma das escolas.
            A posse desta nova turma acontece no dia 23 de março, véspera do aniversário de 136 anos de emancipação política da cidade de Araras. A cerimônia está marcada para às 10 horas, e deverá conta com a presença de autoridades, professores das escolas envolvidas, familiares dos vereadores jovens e outros convidados.
            O projeto Câmara Jovem foi criado pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) quando ele exercia a presidência na Legislatura passada e destina-se aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de esclarecer os estudantes sobre os procedimentos usados para a elaboração de uma lei sobre a fiscalização do município.
Na prática, a Câmara Jovem segue os mesmos moldes da Câmara oficial, com vereadores eleitos, sessões ordinárias e possibilidade de elaboração de indicações e moções. Os jovens vereadores só não podem interferir na legislação municipal através de votações, mas podem indicar ao Executivo e à própria Câmara a criação de leis que possam vir a beneficiar o município. O mandato é pelo prazo de um ano com dois recessos que devem coincidir com as férias escolares.
A inspiração veio do Parlamento Jovem Paulista e no caso de Araras as escolas estaduais ou de ensino privado, e entidades participantes, indicam três jovens, sendo um titular e dois suplentes. A forma de escolha dentro da unidade de ensino fica a critério de cada escola e o número de vereadores deve ser sempre igual ao número de Vereadores da Câmara Municipal de Araras.
Visualize fotos




Publicado em: 20/03/2007 17:00:00

Publicado por: Imprensa