Notícias

Notícias da Câmara



Começa 6ª Legislatura da Câmara Jovem

            Com a cerimônia de posse e diplomação dos 11 novos vereadores jovens que integrarão a Câmara Jovem, começou oficialmente a 6ª Legislatura do projeto. Por um ano o vereador Leandro Eduardo Cerbi irá presidir o grupo, ao lado de Moisés Dirceu Megiatto (vice-presidente), Lara Nice Panarelli (secretária) e Marina Merlo Marçola (suplente da secretaria).
            A solenidade aconteceu nesta sexta-feira de manhã, 23 de março, cumprindo regimentalmente o Decreto Legislativo nº 6, de 19 de dezembro de 2001, que instituiu o programa, que diz que a posse deverá ser feita durante as comemorações da Semana do Município. Araras comemora nesta sábado, 24 de março, 136 anos de emancipação política.
            Além dos titulares, na cerimônia de posse também foram diplomados os suplentes escolhidos por cada escola. Isso acontece em função de qualquer eventualidade o titular precisar ser substituído, tal como acontece com a Câmara de Araras. Para a 6ª Legislatura duas novas escolas aderiam ao projeto: Maria Rosa Pacífico Homem e Ignácio Zurita Jr. No entanto, a escola Zurita, mesmo tendo assinado o termo de adesão, não enviou seus representantes para serem empossados. O fato será discutido posteriormente pela Mesa Diretora da Câmara de Araras.
Na prática, a Câmara Jovem segue os mesmos moldes da Câmara oficial, com vereadores eleitos, sessões ordinárias e possibilidade de elaboração de indicações e moções. Os jovens vereadores só não podem interferir na legislação municipal através de votações, mas podem indicar ao Executivo e à própria Câmara a criação de leis que possam vir a beneficiar o município.
 
Solenidade
            Todos os discursos foram marcadas pela vontade de transformação que a juventude tem em suas mãos. O presidente da Câmara Jovem da 5ª Legislatura, Mário Corrochel Neto, fez um discurso emocionado ao se despedir do cargo. Ele foi presidente por dois mandatos.
            Mário disse que todo esse tempo de convivência trouxe um aprendizado que ele vai guardar para toda a vida. “Tudo isso fez muita diferença e hoje sei o que quero para mim”, disse ele já mostrando sua pretensão de um dia ser candidato a vereador, tal como o primeiro presidente da Câmara Jovem, o hoje vereador Breno Cortella (PT).
            José Roberto Rimério – Miqueira (PTB), que presidiu a sessão pediu que todas as palavras ditas nos discursos sejam colocadas em prática. “É preciso agir, é preciso cumprir o juramento que vocês fizeram aqui”, salientou.
Para Miqueira os 11 novos vereadores jovens representam uma parcela mínima da cidade de Araras e do país. “Durante um ano vão conviver com as leis e aprender sobre elas. Esse é um conhecimento que pode e vai transformar a vida de vocês”, concluiu.
            A primeira reunião ordinária desta 6ª Legislatura acontece no dia 3 de abril, às 15 horas, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistella”, da Câmara Municipal de Araras.
Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos Visualize fotos




Publicado em: 23/03/2007 15:54:00

Publicado por: Imprensa