A Câmara de Araras realizou na terça-feira (12) reunião com as escolas, os grêmios estudantis, Câmara-Jovem e professores para explicar sobre o programa "Jovem Senador". O objetivo da reunião foi divulgar a iniciativa do Senado Federal e debater formas de estimular a participação dos estudantes da cidade.
Durante a reunião os representantes das escolas tiraram dúvidas e contribuíram com ideias para realização da divulgação. Na ocasião, esteve presente a representante da Diretoria de Ensino de Pirassununga, a professora Maria Regina Casagrande, diretora da Escola Estadual Ignácio Zurita Junior. As escolas receberam material do projeto para trabalhar com os alunos, caso não tenham recebido podem acessar www.senado.leg.br/jovemsenador.
As instituições de ensino devem promover um concurso de redação interno entre os alunos com o tema “Se eu fosse Senador...” e enviar o melhor texto à Secretaria Estadual de Educação até o dia 22 de agosto. A Secretaria selecionará a melhor redação do Estado e enviará ao Senado Federal.
Todas as escolas estaduais que ofereçam o ensino médio para alunos com até 19 anos, podem participar, inclusive alunos de escolas técnicas e do EJA, mas devem ter idade até 19 anos e estar cursando o Ensino Médio. Para efetivar a inscrição basta que a escola trabalhe o tema, preferencialmente em sala de aula, escolha a redação que irá representá-la e a envie à Secretaria de Educação.
Os 27 alunos finalistas do 6º Concurso de Redação serão automaticamente selecionados para participar da edição anual do Projeto Jovem Senador e serão convidados a viajar para Brasília com as despesas de transporte aéreo, traslados em Brasília, hospedagem e alimentação pagas pelo Senado Federal. Todos os alunos finalistas receberão um microcomputador portátil, certificado de classificação no concurso e medalha. Os três primeiros lugares na etapa nacional também receberão troféus. As redações finalistas irão compor um livreto da 7º edição do certame.
As escolas em que estudam os alunos classificados nos três primeiros lugares na etapa nacional receberão computadores para uso coletivo da escola. O 1º lugar: quatro computadores, 2º lugar: dois computadores, e 3º lugar: um computador.
Na reunião o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella pediu sugestões sobre formas de estimular os estudantes de Araras a participar da iniciativa. Ficou definido que a Câmara prestará homenagens aos escolhidos de cada escola e também desenvolverá programa de visitas e de orientação cidadã. "Esse é um belo concurso de redação organizado pelo Senado Federal e gostaríamos que os estudantes de nossa cidade também tivessem boa participação e quem sabe até termos uma redação selecionada", disse Breno.
A Câmara Municipal de Araras tem colaborado com o Jovem Senador por meio da Escola Legislativa de Araras, em conjunto com a Câmara-Jovem e o programa Câmara Participativa.
Publicado em: 19/08/2014 11:55:00
Publicado por: Imprensa