Notícias

Notícias da Câmara



PFL de Pedrinho Eliseu muda para “Democratas”

Desde a última quarta-feira o PFL (Partido da Frente Liberal) não existe mais. Pelo menos com esse nome. Uma convenção aprovou a mudança do nome da formação, que a partir de agora será conhecida como Democratas (sigla DEM). Em Araras, o único vereador do agora ex-PLF é Pedrinho Eliseu, que comemorou a decisão.
Em assembléia o partido elegeu como novo presidente o deputado federal Rodrigo Maia, que foi um dos mais entusiastas defensores da mudança de nome da formação. "Vamos renovar o partido a partir de seu próprio nome e a construir um verdadeiro projeto de poder", disse Maia em ato realizado em uma sala do Congresso.
Aos 37 anos, ele substituirá o ex-senador Jorge Bornhausen (SC), um dos fundadores do PFL em 1985, quando uma dissidência do então PDS foi criada para apoiar a candidatura de Tancredo Neves à presidência da República.
Bornhausen disse que o Democratas terá como "bandeiras" o emprego, a educação, a saúde, a segurança, a moradia, o meio ambiente e os direitos humanos. Maia disse que, no "projeto de poder" que deseja construir, está a apresentação de um candidato à Presidência para as eleições de 2010 e também aspirantes às Prefeituras de todo o país no pleito do próximo ano, em decisão que significará um distanciamento ao PSDB.
 
Ideais democráticos
Pedrinho Eliseu (DEM) está satisfeito com a mudança de nome e fez um retrocesso histórico, lembrando que o PFL, fundado no começo da década de 80 teve seus ideais inspirados na Revolução Francesa, quando foi defendida a bandeira da igualdade, liberdade e fraternidade. “Mas isso já não faz mais sentido desde os anos 90 quando foi derrubado o Muro de Berlin, na Alemanha. Perdeu o sentido falar em direita e esquerda a partir do momento em que o capitalismo se firmou como sistema que rege o planeta”, explicou.
“Eu sempre acreditei na social democracia e o liberalismo que ganhou força nos últimos tempos vem pregando um mercado livre, o que eu discordo. Defendo a participação do Estado em todos os setores sociais”, falou com referência à atuação do Democratas que pode levar o partido mais próximo das questões sociais que sempre defendeu.
O vereador apenas quer reforçar que não mudou de partido. “Apenas a sigla mudou de nome para expandir sua atuação e os anseios da população que defendemos”, conclui.
 
Partido Republicano
            Esta é não a única mudança na denominação dos partidos. Em decisão publicada no Diário da Justiça, em 12 de fevereiro, o PL (Partido Liberal) e o Prona (Partido da Reedificação da Ordem Nacional) fundiram-se numa única sigla, criando o PR (Partido da República). No Estado de São Paulo a legenda será presidida por José Tadeu Candelária.
            Na Câmara de Araras, o ex-vereador Antonio Carlos Assumpção – Dr. Caio foi eleito pelo o PL para o atual mandato. No entanto, antes mesmo de renunciar ao cargo, no começo desde ano, ele já havia deixado a legenda.
Visualize fotos




Publicado em: 30/03/2007 11:31:00

Publicado por: Imprensa