Notícias

Notícias da Câmara



Câmara Jovem 2007 realiza amanhã 1ª reunião

Os novos 11 vereadores jovens que integram a 6ª Legislatura da Câmara Jovem de Araras se encontram nesta terça-feira para a 1ª reunião ordinária. A sessão acontece às 15 horas, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, na Câmara Municipal de Araras.
De acordo com o presidende, vereador jovem Leandro Eduardo Cerbi, a expectativa é que prefeito Luiz Carlos Meneghetti (PPS), participe da sessão para ser questionado pelos jovens vereadores. “A participação dele ainda não foi confirmada. Caso ele esteja presente vai ser um fato inédito na história da Câmara Jovem”, declara.
Também é do vereador Leandro Cerbi a Moção de Congratulações à Associação de Imprensa de Araras. O jornalista Célio Casarin, presidente da entidade, recebe a homenagem pela realização do 2º Encontro da Comunicação de Araras, recentemente realizado no Teatro Estadual de Araras e que teve como palestrante o apresentador e jornalista Paulo Henrique Amorim.
O vereador jovem Moisés Dirceu Megiatto apresentou uma Moção de Congratulações ao serviço 156, da Prefeitura de Araras. Ele parabeniza os funcionários do setor pelo atendimento realizado. “Há vários anos no município, o serviço “Prefeitura e Você (156)” vem se solidificando, devido a excelência no atendimento, na honestidade em seu trabalho e seus serviços realizados, fazendo assim referência regional e nos orgulhando do seu sucesso”, descreve.
No plenário, deverão acompanhar a sessão, alunos da Escola Estadual “Maria Rosa Nucci Pacífico Homem”, com 40 estudantes da 8ª série. Em 2007, pela primeira vez, essa unidade de ensino é representada por um aluno na composição da Câmara Jovem de Araras.
Objetivo
O projeto Câmara Jovem foi criado pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) quando ele também exercia a presidência na Legislatura passada e destina-se aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de esclarecer os estudantes sobre os procedimentos usados para a elaboração de uma lei sobre a fiscalização do município.
Na ocasião, Maretto lembrou de seu próprio início na política. Com apenas 19 anos de idade já era vereador. “Senti algumas dificuldades no início do mandato, em meio a políticos experientes. Passei bom tempo ouvindo mais e falando menos, sem produzir muito. Desde então veio a idéia de criar uma Câmara para jovens que funcionasse como uma espécie de escola político administrativo”.
Na prática, a Câmara Jovem segue os mesmos moldes da Câmara oficial, com vereadores eleitos, sessões ordinárias e possibilidade de elaboração de indicações e moções. Os jovens vereadores só não podem interferir na legislação municipal através de votações, mas podem indicar ao Executivo e à própria Câmara a criação de leis que possam vir a beneficiar o município. O mandato é pelo prazo de um ano com dois recessos que devem coincidir com as férias escolares.
O projeto foi inspirado no Parlamento Jovem Paulista e no caso de Araras as escolas estaduais ou de ensino privado, e entidades participantes, indicam três jovens, sendo um titular e dois suplentes. A forma de escolha dentro da unidade de ensino fica a critério de cada escola e o número de vereadores deve ser sempre igual ao número de Vereadores da Câmara Municipal de Araras.
 
Câmara Jovem – 6ª Legislatura
  • E.E. Prof. Vicente Ferreira dos Santos: Moisés Dirceu Megiato
  • Escola Técnica Prefeito Alberto Feres: Douglas Felipe dos Santos
  • E.E. Carlota F.S. Rodini: Maiara Cristine da Silva
  • Colégio ETCA: Leandro Eduardo Cerbi
  • Colégio COC: Marina Merlo Marçola
  • E.E. Dr. Cesário Coimbra: Renata Lidiany Vieira
  • Escola Zurita: Maicon Benedito Bianco
  • Colégio Anglo: Caio Gregório Oliveira Bertolini
  • E.E. Maria Rosa N. P. Homem: Elizandra Cristina Francisco
  • INSA – Instituto Nossa Senhora Auxiliadora: Lara Nice Panarelli
  • E.E. Profª. Judith Ferrão Legaspe: Juliano Aparecido dos Santos
Visualize fotos Visualize fotos




Publicado em: 02/04/2007 17:48:00

Publicado por: Imprensa