Pelo menos nove, dos 11 vereadores jovens, prestigiaram a 9ª Sessão Ordinária da Câmara de Araras na noite desta segunda-feira. Recém empossados, em 23 de março, eles começam nesta terça-feira, a trajetória anual da Câmara Jovem com a realização da 1ª reunião desta 6ª Legislatura.
O convite para que eles participassem da Sessão Ordinária partiu do vereador Marcelo de Oliveira (PMDB), vice-presidente da Câmara de Araras. Alguns chegaram a permanecer até a votação dos projetos e requerimentos, que durou até as 23h30. Outros, pelos compromissos como estudantes, logo de manhã, nesta terça-feira, optaram por não assistir todo o expediente.
O vereador Marcelo de Oliveira aproveitou a presença dos estudantes que participam do programa para entregar a cada um, uma Moção de Congratulações como incentivo pelo trabalho que começarão a fazer. De acordo com o vereador, a Câmara Jovem de Araras é uma escola de cidadania. “Um marco na história política da cidade de Araras e que chega em sua 6ª Legislatura. Logo, um projeto com resultados promissores e que a comunidade local anseia que continue”, opinou ele no texto da Moção.
Na prática, a Câmara Jovem segue os mesmos moldes da Câmara oficial, com vereadores eleitos, sessões ordinárias e possibilidade de elaboração de indicações e moções. Os jovens vereadores só não podem interferir na legislação municipal através de votações, mas podem indicar ao Executivo e à própria Câmara a criação de leis que possam vir a beneficiar o município.
Ainda segundo o vereador, a criação da Câmara Jovem ajuda a governar a cidade. “Em Araras, temos hoje 11 vereadores e não conseguimos visualizar todas as necessidades da população. Vocês são um diferencial nesse trabalho. Uma soma que muitas outras cidades não possuem, mas já questionam e questionaram o nosso Poder Legislativo no desejo de copiar o projeto”, concluiu.
Em nome dos vereadores jovens presentes, Leandro Eduardo Cerbi, eleito presidente desta Legislatura, agradeceu a homenagem e pediu o apoio dos vereadores da Câmara de Araras para que todos eles possam cumprir o juramento que fizeram no ato da posse. “Queremos aprender com vocês e fazer o melhor para a cidade de Araras”, disse.
A primeira sessão ordinária desta 6ª Legislatura da Câmara Jovem de Araras acontece, nesta terça-feira, às 15 horas, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, na Câmara Municipal.