Publicação impressa registrará a sessão de devolução dos mandatos de Milton Severino e Acésio Devite

A Câmara Municipal de Araras publicará versão impressa da sessão solene, ocorrida no dia 29 de outubro, que devolveu simbolicamente os mandatos do prefeito e vice-prefeito Milton Severino e Acésio Devitte.

A publicação contará com as transcrições de todos os discursos proferidos durante a cerimônia, marcada por momentos de grande emoção. Será possível visualizar documentos relacionados a intervenção. Também contará com fotos de vários momentos da solenidade e do público presente. Fará parte do livro um DVD com o vídeo-documentário exibido durante a sessão sobre a história dos dois políticos que foram afastados de seus cargos por pela intervenção federal em Araras em 1970.

A publicação segue o exemplo do que foi publicado pelo Senado Federal sobre a sessão solene de devolução do mandato do presidente João Goulart, o Jango. O Senado editou material com a transcrição de discursos de autoridades e imagens que registraram aquela sessão.

A cerimônia de devolução dos mandatos de Milton e Acésio lotou o Plenário da Câmara de Araras. No dia estiveram presentes familiares, amigos, companheiros de militância política e autoridades. A devolução dos mandatos foi feita em razão de projeto proposto pelo presidente da Câmara, vereador Breno Cortella e os vereadores Francisco Nucci Neto, Du Segurança e Professor Dê, membros da Comissão da Verdade da Câmara de Araras. O projeto foi aprovado por unanimidade no dia 13 de outubro, sendo promulgado o decreto legislativo nº 10/2014.

Na solenidade, o primeiro a se manifestar foi o ex-prefeito de Porto Ferreira e ex-deputado estadual, o vereador Dorival Braga, um grande amigo de Milton Severino. Em seguida foi a vez das manifestações dos parlamentares presentes.

Também falaram sobre os mandatos de Milton Severino e Acésio Devitte, o ex-vereador e presidente da Câmara (1975-1976) Itacir Roberto Zaniboni, o jornalista Valetim Viola e o ex-vereador e presidente da Câmara (1983-1984) Dorival Marcel Finardi.  Cada um relembrou sobre um período da história dos homenageados.

A filha de Acésio Devitte, Regina Célia Devitte Rodrigues agradeceu em nome da família. O filho de Milton Severino, Eduardo Batistela Severino também agradeceu a homenagem e durante sua manifestação emocionou o público com o relato da sua história na visão de um menino.

Após o encerramento, e como parte do evento, os presentes se dirigiram ao Parque Municipal Fábio da Silva Prado, Lago Municipal, até o busto do prefeito Milton Severino, onde foi descerrada uma placa com o registro da sessão de devolução, deixando marcado para a história a reparação moral realizada pelo povo de Araras.

Foto

Legenda: Livro do Senado Federal sobre a sessão solene de devolução do mandato do presidente João Goulart, o Jango.

Publicado em: 30/12/2014 17:04:00