Os 11 vereadores jovens da Câmara Jovem de Araras serão recebidos pelo prefeito Luiz Carlos Meneghetti, nesta terça-feira, logo após a 2ª reunião ordinária desta 6ª Legislatura. O encontro acontece no gabinete do Solar “Benedita Nogueira”, sede da Prefeitura de Araras.
É comum, a cada nova legislatura, o prefeito receber os novos vereadores jovens que integram o programa. “No ano passado eu participei dessa conversa como vereador, hoje, mais experiente, tenho a honra de presidir a Câmara Jovem. Para muitos dos que hoje estão comigo, esse vai ser o primeiro encontro direto com o prefeito. Acho que é uma oportunidade para conhecer o Meneghetti como administrador e idealista”, fala Leandro Cerbi, presidente da Câmara Jovem.
A sessão ordinária desta terça-feira acontece às 15 horas, no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, na Câmara Municipal de Araras. Confirmaram presença cerca de 40 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “Dr. Cesário Coimbra”.
Os vereadores jovens também esperam a presença do delegado de polícia Tabajara Zuliani dos Santos que deverá falar sobre a segurança no município de Araras e as ações do Setor de Investigações Gerais na luta pela diminuição da criminalidade.
O projeto Câmara Jovem foi criado pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) quando ele também exercia a presidência na Legislatura passada e destina-se aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de esclarecer os estudantes sobre os procedimentos usados para a elaboração de uma lei sobre a fiscalização do município.
Na prática, a Câmara Jovem segue os mesmos moldes da Câmara oficial, com vereadores eleitos, sessões ordinárias e possibilidade de elaboração de indicações e moções. Os jovens vereadores só não podem interferir na legislação municipal através de votações, mas podem indicar ao Executivo e à própria Câmara a criação de leis que possam vir a beneficiar o município. O mandato é pelo prazo de um ano com dois recessos que devem coincidir com as férias escolares.