Notícias

Notícias da Câmara



Câmara vai adotar coleta seletiva de lixo

Foi aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira, 14 de maio, o projeto de resolução do vereador Breno Cortella (PT) que determina a coleta seletiva de todo o lixo produzido na Câmara Municipal de Araras. "Reciclar é uma ótima ação contra o aquecimento global. A Câmara tem que dar o exemplo e incentivar o debate sobre a reciclagem do lixo em Araras", destacou Breno. 
Na prática a proposta prevê que o legislativo armazene separadamente o lixo reciclável do lixo orgânico, não reciclável. O projeto determina a distribuição de lixeiras para acondicionamento específico dos dois tipos de lixo com a afixação de cartazes explicativos. O material reciclável armazenado será doado pela Mesa Diretora da Câmara para entidades assistenciais cadastradas e coletores que reconhecidamente já se utilizem do lixo do legislativo.
Segundo o vereador a resolução regulamenta a relação da Câmara naquilo em que ela agride o meio ambiente. "Atualmente o lixo da Câmara é separado rusticamente, na calçada do legislativo, por alguns coletores, que dão o exemplo diante dos nossos olhos", afirma Breno.
Para o petista o projeto também tem caráter pedagógico e colabora na conscientização da cidade sobre a importância do desenvolvimento sustentável. "Reciclar é uma ótima ação contra o aquecimento global. A Câmara tem que dar o exemplo e incentivar o debate sobre a reciclagem do lixo em Araras", destacou Breno.
            De acordo com Sérgio Luiz de Lollo, diretor geral da Câmara de Araras, o trâmite é aguardar a publicação da resolução, o que deve acontecer ainda nesta semana. “Imediatamente o departamento de compras deverá fazer a cotação das lixeiras de acordo com o modelo apontado pelo vereador”. Ainda segundo o diretor, essa medida vem mostrar mais uma atitude responsável da Câmara de Araras. “Embora exista tecnologia e nosso sistema seja informatizado, ainda não eliminamos o papel de nossas ações. Muito lixo é produzido semanalmente. O que faremos agora pode servir de exemplo, além de evitar uma exposição negativa das pessoas que complementam sua renda com esse material. Tudo vai estar separado”, conclui.
 
Prefeitura
Também tramita na Câmara projeto de lei do vereador Breno Cortella que obriga a coleta seletiva em todos os órgãos da administração pública municipal. Segundo o autor, a proposta que atinge indistintamente repartições, unidades e setores da Prefeitura e autarquias, tem grande importância, pois atingirá as escolas municipais e locais de grande fluxo de pessoas como os postos de saúde e os terminais de ônibus. “Os cidadãos estão dispostos a reciclar seu lixo. A administração pública tem que dar o exemplo e mostrar como se faz”, apontou. 
Visualize fotos




Publicado em: 15/05/2007 11:06:00

Publicado por: Imprensa