Por unanimidade os vereadores de Araras aprovaram nesta semana um projeto de resolução que cria a sessão solene na Câmara Municipal em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. De iniciativa do vereador Breno Cortella (PT) a homenagem deve ocorrer anualmente no dia 8 de março ou nos cinco dias anteriores a data.
Conforme entendimento do vereador a sessão contará com a presença de convidadas que farão reflexões sobre o dia comemorativo. Segundo a justificativa do projeto, o objetivo é contribuir com aos debates sobre a situação da mulher na sociedade e aumentar a participação da Câmara nesse importante dia.
”Não queremos apenas reunir mulheres e entregar a cada uma delas um diploma. O que vai fazer a diferença são as discussões sobre a realidade da mulher na comunidade ararense e as políticas públicas necessárias para inseri-la cada vez mais nas principais decisões”, reflete o vereador.
A proposta prevê ainda homenagens às mulheres que se destacam em Araras pelo seu trabalho por uma sociedade mais justa e igualitária à mulher. “A Câmara precisa participar formalmente dessa data e dar sua contribuição a luta das mulheres”, afirma o vereador Breno.
O projeto destaca que essa data foi construída por mobilizações das mulheres trabalhadoras ao longo do século XX. Relembra as operárias têxteis de Nova Iorque que lutaram por melhores condições de trabalho no ano de
No Brasil, a luta das mulheres por seus direitos também é histórica. Mulheres passaram a reivindicar salário maternidade, direito ao voto, aposentadoria às agricultoras e às donas de casa, reforma agrária, políticas de saúde, de educação, de lazer etc.
Publicado em: 24/05/2007 11:31:00
Publicado por: Imprensa