O engenheiro agrônomo Sizuo Matsuoka foi agraciado no última sexta-feira com o título de Cidadão Ararense. A honraria foi proposta pelo vereador Irineu Norival Maretto, em dezembro do ano passado.
A concessão de Título de Cidadania é uma homenagem a pessoas, que, reconhecidamente, tenham prestado serviços ao município, ou nele se destacado pela atuação exemplar na vida pública e particular. É necessário que a pessoa resida em Araras há mais de cinco anos, com exceção para as autoridades públicas ou outra pessoa que tenha prestado algum serviço relevante à cidade ou participado de alguma atividade que promova o nome de Araras.
O engenheiro Sizuo Matsuoka é rotariano, nasceu em 7 de outubro de 1944, em Coroados, estado de São Paulo, vindo a residir em Araras no ano de 1973. É casado com Dejanira Ferreira Matsuoka, a Nirinha. Desta união nasceram três filhos: Alexandre, Vanessa e Juliana. Família que já aumentou a partir do casamento dos filhos. Hoje o casal tem como netos os pequenos Guilherme e Livia.
Matsuoka formou-se em Engenharia Agronômica em 1967, pela USP, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, tornando-se Doutor em Agronomia no ano de 1973, pela mesma universidade.
O homenageado se dedicou à vida acadêmica até o ano de 2003, dividindo seu tempo entre as salas de aula, laboratórios, conferências e congressos. Como reconhecimento do seu trabalho, recebeu em 2006 o Prêmio “Kiyoshi Yamamoto”, concedido pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa – Bunkyo, em São Paulo.
Hoje é diretor sócio-fundador da empresa CanaVialis, sendo responsável pela condução do programa de melhoramento genético da empresa, agregando expressiva contribuição ao setor canavieiro.
Homenagens
Durante as saudações ao homenageado falaram a filha dele, Juliana Matsuoka Bonato, e o amigo, também agrônomo, José Salim Chaib de Oliveira. Ambos ressaltaram o jeito tímido de Sizuo e qualidades humanas que conquistam aqueles que com ele convivem.
Maretto, vereador proponente da honraria, agradeceu Sizuo por dividir seus conhecimentos com a comunidade ararense. “A cidade é privilegiada por ter uma pessoa que dedica-se a melhorar a cultura da cana que fez e faz história em nosso município. Não podemos esquecer que essa agricultura ainda é uma das fontes de riqueza da cidade”, completou.
Do plenário a cerimônia foi acompanhada por muitos amigos e familiares de Sizuo. Também estavam presentes integrantes dos clubes rotários da cidade.