Momento inusitado na sessão da Câmara de Araras quando o humorista Robson de Moraes, mesmo que em poucas palavras, interpretou o personagem Zé Pinto. Foi dessa forma que ele agradeceu a Moção de Congratulações pelo seu trabalho entregue pelo vereador Breno Cortella (PT).
Robson de Moraes, conhecido como “Jeguinho”, já marcava presença na infância e adolescência com sua irreverência. Começou a se interessar intensamente pelo humor aos nove anos, no dia em que o pai, o “Nhão”, João de Moraes, também conhecido como o Sanfoneiro da Usina, deu-lhe o seu primeiro livro de piadas e algumas fitas do “Jacinto”, humorista da cidade de Jurumim.
Com a habilidade de fazer imitações em teatros e shows, caricaturando várias pessoas conhecidas, de uma forma muito bem humorada, Robson recebeu convites em vários programas de televisão e rádio. Participou da novela “Celebridade”, onde foi o segurança da personagem Darlene (Débora Secco). No show do último capítulo da novela, com Gilberto Gil, chegou a dançar com Juliana Paes e outras atrizes do elenco global. Já em “Senhora do Destino”, interpretou um Policial em frente à Loja Ducarmo (dos personagens de Suzana Vieira e Marcelo Antony), além de contracenar com vários outros atores importantes na televisão brasileira.
Quando começou a levar a carreira de humorista a sério, resolveu prestar uma homenagem ao humorista Murillo de Amorim Corrêa (Jacinto). Foi quando surgiu a inspiração para criação do personagem Zé Pinto. Além de contar piadas, cantar músicas e dançar, Zé Pinto conta causos inacreditáveis, com humor criativo, autêntico e natural.
Hoje "Zé Pinto" resgata a alegria e a cultura do povo simples do interior do Brasil, atuando freqüentemente em rádio, televisão e também com seu CD e o show: “Doidão pra Casar”.
O humorista Robson utiliza em seu trabalho mais cinco personagens, além das quase 50 imitações de cantores nacionais. “Zé Pinto”, com seu carisma, dedicação e muita simplicidade, já conquistou espaço em diversos estados, como Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo e, as cidades próximas a Araras, já o conhecem muito bem grande parte de seus causos e piadas.
O personagem mantém um vasto repertório, sempre com temas atuais, que são riso certo em qualquer ocasião, como tem acontecido quando participa de shows de duplas sertanejas famosas em todo o Brasil.
Segundo o vereador Breno, nessa trajetória de sucesso o personagem “Zé Pinto” tem dado destaque à cidade de Araras, por todo o país. “Cidade do personagem e de seu intérprete Robson de Moraes”, completa.
“Assim, o humorista Robson de Moraes merece a homenagem deste Vereador e desta Câmara Municipal, que aplaudem sua atividade humorística e seu personagem “Zé Pinto”, que carregam e enobrecem o nome de Araras”, conclui o vereador.