O vereador Breno Cortella (PT) participou ontem (02) em Pirassununga da reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu (CBH-Mogi). Foram convidados os 38 municípios, que como Araras compõem a bacia do rio Mogi.
A reunião de trabalho contou com a participação da equipe técnica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente responsável pelo projeto Município Verde. A secretaria forneceu maiores informações sobre o projeto e orientou na elaboração do Plano de Ação. Os municípios deverão cumprir as diretivas previstas no protocolo de adesão do programa e serão pontuados para poderem receber a certificação de Município Verde.
Membros da APPA (Associação de Proteção e Preservação Ambiental de Araras) também marcaram presença na atividade. Apesar de Araras ter assinado o protocolo de adesão no dia 3 de julho nenhum representante do Executivo Municipal participou dessa reunião.
O vereador Breno disse que a reunião foi importante para iniciar a execução dos compromissos que foram firmados. “As diretrizes do programa são muito boas. Araras tem muito a cumprir nessa questão ambiental e precisa estar empenhada nessas ações”, afirmou o petista.
O Projeto Município Verde propõe o desenvolvimento de ações articuladas entre o Governo do Estado e as prefeituras, estabelecendo formas de gestão ambiental compartilhada com responsabilidades mútuas. Dez itens integram o protocolo assinado pelos prefeitos paulistas: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação de mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso racional da água, controle da poluição do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente vai acompanhar e auxiliar os municípios no cumprimento de sua agenda ambiental. Até março de 2008, fará uma avaliação desse comportamento ambiental e dará uma nota ambiental aos municípios. Em cada uma das 22 bacias hidrográficas do Estado, haverá um prêmio aos melhores municípios verdes.