Com a entrega do título de Cidadão Ararense ao professor Mário Beraldo, em cerimônia realizada na última sexta-feira, 14 de setembro, a Câmara Municipal de Araras atinge a marca de 90 homenagens deste tipo já entregues.
A propositura, desta vez, teve o vereador Ricardo Franco como autor que ao justificar sua apresentação fez um relato da vida do homenageado destacando, principalmente, sua atuação frente ao ensino.
Natural de Cordeirópolis, o professor Mário Beraldo mudou-se para Araras em 1960 para lecionar ajustagem mecânica na recém instalada Escola Artesanal, hoje ETE “Prefeito Alberto Ferez”. Durante anos trabalho nesta unidade de ensino, chegando a exercer a função de diretor. Ele ainda iniciou a primeira fanfarra da escola, confeccionando com os alunos os instrumentos.
A sessão de sexta-feira foi acompanhada pelos irmãos do homenageado, filhos, netos, amigos, colegas de trabalho e ex-alunos. Emocionada, a esposa Ignes Mascarim, acompanhou em local de destaque esse momento e também foi homenageada pelos familiares pelos seus 80 anos de vida.
A concessão do Título de Cidadania é uma homenagem a pessoas, que, reconhecidamente, tenham prestado serviços ao município, ou nele se destacado pela atuação exemplar na vida pública e particular. É necessário que a pessoa resida em Araras há mais de cinco anos, com exceção para as autoridades públicas ou outra pessoa que tenha prestado algum serviço relevante à cidade ou participado de alguma atividade que promova o nome de Araras.
No site da Câmara Municipal de Araras (www.camara-araras.sp.gov.br) é possível ter acesso a todos os cidadãos ararenses da história. O levantamento também apresenta a relação de projetos que não foram entregues, além de curiosidades resgatadas na pesquisa feita pela Assessoria de Comunicação da Câmara.