Notícias

Notícias da Câmara



Professores temem perda da qualidade no ensino

Novamente a municipalização do ensino foi o tema mais discutido na sessão ordinária da Câmara de Araras. A professora Fernanda Teresa de Souza Tófolo participou da Tribuna Livre. Ela é docente da Escola Estadual “Ignácio Zurita Jr., uma das unidades que deve passar pelo processo de municipalização e com a possível extinção das atividades de ensino, caso isso aconteça.
Conforme publicado pelos jornais da cidade, o prefeito Luiz Carlos Meneghetti declarou que tem interesse pelo prédio da Escola Zurita, caso o processo de municipalização, já em negociação com o Estado, seja concretizado. Ele revelou que pretende implantar no local a Faculdade Municipal de Araras.
Durante a participação na sessão, a professora Fernanda disse que o sentimento na Escola Zurita é de total abandono pela falta de informação. “Ninguém foi até a escola para nos dar uma posição oficial sobre o que pode acontecer”. Segundo a professora a maior preocupação é com a perda da qualidade no ensino.
Outro fator seria a defesa do ambiente escolar, fundamental para a formação do aluno. Com o fechamento da Escola Zurita as atividades devem ser transferidas para a Escola Estadual “Dr. Cesário Coimbra”. Estudo já feito pela Secretaria Estadual de Educação como anunciou a professora Fernanda.
“Não somos contra a mudança. Mas é preciso que tudo seja feito com cautela e que não se perca a qualidade do ensino oferecido. Os alunos estão acostumados com um ambiente escolar. Essa mudança não pode interferir no processo de ensino”, disse ela.
Fernanda ainda falou que diante da indefinição muitos projetos foram engavetados e que nem mesmo uma posição foi data pela Secretaria Estadual de Educação.
 
Diálogo
Embora anunciada para a semana passada, somente nesta terça-feira acontece a reunião entre o prefeito Meneghetti, vereadores e um grupo de professores. A intermediação foi feita pelo presidente José Roberto Rimério – Miqueira (PTB).
Na opinião de Miqueira a municipalização é inevitável, mas nem a Prefeitura e seus gestores devem ser vistos como “vilões” da história. “O processo de municipalizar o ensino é uma ação do governo do Estado, e tal como ocorre em outros municípios em Araras ele também vai acontecer”, esclarece Miqueira que também assumiu o compromisso de pedir cautela em todas as decisões.
As escolas incluídas no processo de municipalização são Justiniano Whitaker de Oliveira (centro), Lions Clube (Jardim Fátima), Joanita Krammer Martins Pereira (José Ometto 4), Vicente Padovani (Narciso Gomes) e Senador César Lacerda de Vergueiro (Belvedere). Também está prevista a inclusão das escolas José Ometto (Usina São João) e Oscar Alves Janeiro (Versalles).
Visualize fotos




Publicado em: 24/10/2007 08:29:00

Publicado por: Imprensa