O INSS vai receber nos próximos dias uma Moção de Apelo encaminhada pela Câmara Municipal de Araras para que contrate novos servidores e assim amplie o atendimento e reduza a “fila virtual” do seu sistema de agendamento eletrônico.
O texto foi elaborado pelo vereador Breno Cortella (PT) e aprovado por unanimidade pelos vereadores na última sessão ordinária, realizada nesta semana.
Segundo o vereador a existência de intermináveis filas no atendimento prestado pelo INSS sempre foi considerado um de seus mais graves males, proporcionando, inclusive, cenas lastimáveis que nunca mais ele gostaria de ver, como a venda de lugares nessas filas, pessoas idosas e gestantes amanhecendo em frente aos postos de atendimento, exposição de segurados e beneficiários às mais variadas intempéries.
E foi na tentativa de solucionar essas questões que o Ministério da Previdência implantou um sistema nacional de agendamento eletrônico dos procedimentos praticados pelo INSS. Mas o vereador aponta que apesar de seu pouco tempo de atividade, outro problema tão ou mais grave que os anteriores foi gerado com esse sistema de agendamento, que consiste na criação de uma “fila virtual” de espera do atendimento, já que serviços com a analise de requerimentos de aposentadoria, na maioria das cidades, demoram cerca de seis meses para serem prestados.
“Algumas agências do INSS, em total desrespeito ao direito de petição de seus segurados e beneficiários, chegaram ao absurdo de “fechar” sua listagem de agendamento, obrigando que pessoas necessitadas se desloquem de seus locais de residência a outros Municípios para que possam ser atendidas pela Previdência Social”, comenta Breno.
Para ele, o problema seria facilmente resolvido com a contratação de novos servidores para ampliação do atendimento. Idéia que conquistou a conivência dos demais vereadores da Câmara.
O texto desta moção vai ser enviado ao Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Marco Antonio de Oliveira e à Agência Araras do INSS e também à Presidência da República e ao Ministro da Previdência Social.