O vereador Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia (PTB), é contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte. A obra está prevista para ser colocada na região do Xingu, em plena Amazônia.
As razões que o levam a tomar essa postura foram apresentadas em forma de Moção de Apelo que deve ser encaminhada ao Governo Federal em função de sua aprovação unânime pelo plenário da Câmara de Araras.
Baiano aponta que o Xingu vai ser sacrificado e as conseqüências serão irreversíveis. “Iremos ter dizimadas uma grande parte da mata Amazônica, espécies de animais serão decepadas e o meio ambiente sofrerá muito com esta construção”, relata.
Segundo o vereador, comenta-se que será construída uma hidrelétrica. “O que não é verdade. Pois sabe-se que o projeto inclui 5 ou 6 unidades barragens, pois o Xingu não tem condições de fazer funcionar todas as turbinas durante o verão”, explica.
Além disso, Baiano mostra que o Governo diz que a construção é necessária, pois vem o apagão e coisas mais. “Ao meu modo de ver, isto é tudo bobagem, pois se aproveitássemos melhor as hidrelétricas que temos daria para suprir as necessidades da falta de energia”, argumenta ele que aponta ainda que as conseqüências que este desastre ecológico poderá causar, pode afetar o mundo inteiro, pois daqui á 20 anos não existirá mais a Amazônia. “O pulmão do mundo”.